Feiras livres: territórios de identidade, lugares de memória
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Autor
Orientador
Schicchi, Maria Cristina da SilvaData de publicação
21/01/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Arquitetura e UrbanismoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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A pesquisa buscou compreender as feiras livres como uma rede de produção, consumo e circulação de mercadorias, numa abordagem multi e interescalar, reconhecendo seu papel mediador/revelador dos atributos da cidade contemporânea, em especial dos aspectos culturais e da reiteração dos valores do cotidiano de pessoas e grupos - como “lugares de memória” (NORA, 1993) e identidade - tendo como objeto de estudo três feiras livres institucionalizadas do município de Rio Claro/SP, situado na Região Metropolitana de Piracicaba: Feira do Cervezão, Feira do Produtor e Feira São Benedito. Teve como objetivo estudar as feiras em distintas temporalidades, como manifestação de uma tradição de determinadas relações de trabalho e produção que congregam o rural e o urbano, com forte apelo à produção local e familiar hortifrutigranjeira, inserida nas dinâmicas dos circuitos-curtos dos pequenos agricultores e suas estratégias de trabalho e vida. Apesar da globalização, dos novos meios de produção e tecnologias de comercialização, as feiras livres seguem resilientes, adaptando-se às novas demandas e apresentam dinâmicas próprias, em suas formas de encontro, hábitos e consumo. Foram estudados os circuitos junto aos modos de vida vinculados aos seus agentes (produtores, consumidores, frequentadores), mas principalmente a importância dos territórios onde estão inseridas, como elementos definidores de diferentes formas de agenciamento dos espaços e seleção dos produtos. Partiu-se da premissa de que as feiras livres revelam traços da identidade sociocultural dos territórios, assim como das relações urbano-rurais por elas mobilizadas; reiteram a tradição de compra e venda direta de produtos, aspectos que fazem parte do imaginário, da memória e da identidade da população, adquirindo um valor cultural. A metodologia aplicada foi a histórico-crítica, através de revisão bibliográfica e empírica, com levantamentos in situ e observação participante. Como resultado, buscou-se evidenciar os atributos ancestrais e atuais das feiras e traçar sua trajetória, tanto sob o ponto vista socioeconômico quanto cultural, territorial e patrimonial.
The research aimed to comprehend the conditions of small-scale market and production in the interior of the state of São Paulo, particularly through the examination of street market activities. The object of study encompasses three institutionalized street markets that regularly take place in the municipality of Rio Claro/SP, located in the Região Metropolitana de Piracicaba: Feira do Cervezão, Feira do Produtor and Feira São Benedito. A conceptual discussion was proposed regarding the nature and role of street markets in the daily lives of residents, considering them as sites of memory and identity. The objective included studying the markets across different temporalities, as a manifestation of a tradition involving specific labor and production relations that bring together rural and urban aspects, with a strong emphasis on local and familial horticultural production, integrated into the dynamics of short circuits among small-scale productors. Despite globalization, new means of production, and marketing technologies, street markets remain resilient, adapting to new demands and presenting unique dynamics in their forms of interaction, habits, and consumption. The circuits were examined in conjunction with the modes of life associated with their agents, as well as their role as "places of memory" (NORA, 1993). The study commenced with the premise that street markets reveal traces of the sociocultural identity of territories, along with the urban-rural relationships they evoke. They reaffirm the tradition of direct buying and selling of products, elements that are ingrained in the imagination, memory, and identity of the population, thereby acquiring cultural value. The applied methodology was historical-critical, involving a literature review and empirical research, with on-site surveys and participant observation. As a result, the objective was to highlight the ancestral and current attributes of the street markets and trace their trajectory, considering the socioeconomic, cultural, territorial, and heritage perspective.
Palavras-chave
Memória coletivaFeiras livres
Identidade
Paisagem; território
Collective memory
Street markets
Identity
Landscape
Territory