Show simple item record

dc.contributor.advisorCastañeda Ayarza, Juan Arturo
dc.contributor.authorSilva, Elias Carlos da
dc.date.accessioned2024-07-18T17:21:53Z
dc.date.available2024-07-18T17:21:53Z
dc.date.issued2024-02-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17311
dc.description.abstractA sustentabilidade hoje deveria ser entendida como a única oportunidade para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, alinhando-se aos desafios sociais e ambientais prementes. A sustentabilidade talvez seja a única opção que pode fazer, ao mesmo tempo, uma empresa sobreviver à evolução do mercado e contribuir com os desafios da humanidade. As certificações são o meio mais comum para empreender na inserção da sustentabilidade numa organização, pois elas oferecem ações padronizadas e verificáveis, e também uma forma de demonstrar se atendem aos pré-requisitos básicos de uma empresa que está tentando ser sustentável. São diversas as certificações existentes que atestam que um produto foi desenvolvido sob regras rígidas que dão a ele qualidade e que o usuário poderá utilizá-lo com considerável segurança. Dentre essas certificações, existem as que atestam que a empresa atende a algum aspecto de sustentabilidade ou a todos eles. No ambiente educacional, a certificação que atesta a adequação de uma escola aos parâmetros da sustentabilidade é a LEED School. Essa certificação é voltada para a área de ensino, a qualidade de vida dos alunos e funcionários, a existência de um edifício sustentável e outros aspectos que apresentam benefícios sociais para a comunidade. Assim, o objetivo principal dessa dissertação foi identificar as oportunidades e desafios inerentes ao processo de expansão da certificação LEED em escolas brasileiras. Para isso, teve-se como base a realidade de duas, das nove, escolas brasileiras que solicitaram a certificação LEED, onde uma já é certificada e a outra que ainda está em processo de certificação. Para se chegar aos resultados obtidos, foram utilizados uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e procedimento documental, onde buscou-se melhorar a compreensão do problema de um objeto de estudo, dado que o mesmo ainda é pouco conhecido e estudado. Os resultados da pesquisa indicam que embora seja de grande importância a certificação LEED, tanto para as escolas como para a sociedade em volta, ainda é bem difícil consegui-la, pois o nível de exigência é alto e muitos edifícios já construídos não conseguem ser alterados para alcançar os itens solicitados.pt_BR
dc.description.abstractSustainability today should be understood as the only opportunity to contribute to the development of society, aligning with pressing social and environmental challenges. Sustainability is perhaps the only option that can allow a company to survive market developments and contribute to humanity's challenges at the same time. Certifications are the most common means of implementing sustainability in an organization, as they offer standardized and verifiable actions, and also a way of demonstrating whether they meet the basic prerequisites of a company that is trying to be sustainable. There are several existing certifications that attest that a product was developed under specific rules that give it quality and that the user can use it with specific safety. Among these certifications, there are those that attest that a company meets some aspect of sustainability or all of them. In the educational environment, the certification that attests to a school's suitability for sustainability parameters is a LEED School. This certification is exclusive to the teaching area, the quality of life of students and employees, the existence of a sustainable building and other aspects that present social benefits for the community. Thus, the main objective of this dissertation was to identify the opportunities and challenges inherent in the process of expanding LEED certification in Brazilian schools. For this, the reality of two, of the nine, Brazilian schools that requested LEED certification was based on the reality, where one is already certified and the other is still in the certification process. To reach the results obtained, a qualitative approach was used, of an applied nature, with exploratory objectives and a documentary procedure, where we sought to improve the understanding of the problem of an object of study, given that it is still little known and studied. The research results indicate that although LEED certification is of great importance, both for schools and for the surrounding society, it is still very difficult to achieve it, as the level of demand is high and many buildings already built have not been changed to reach the requested items.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCertificaçãopt_BR
dc.subjectLEEDpt_BR
dc.subjectEscolas.pt_BR
dc.subjectSustainabilitpt_BR
dc.subjectCertificationpt_BR
dc.subjectLEEDpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleO sistema Leadership in Energy and Environmental Design e as oportunidades para a gestão escolar no Brasilpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId01pt_BR
dc.identifier.lattes7230474950536045pt_BR
puc.advisorLattes2451877011069845pt_BR
puc.refereeBenedicto, Samuel Carvalho de
puc.refereeCortese, Tatiana Tucunduva Philippi
puc.refereeLattes5664558410139621pt_BR
puc.centerEscola de Economia e Negóciospt_BR
puc.graduateProgramSustentabilidadept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.contributor.co-advisorConti, Diego de Melo


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record