dc.contributor.advisor | Castañeda Ayarza, Juan Arturo | |
dc.contributor.author | Silva, Elias Carlos da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T17:21:53Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T17:21:53Z | |
dc.date.issued | 2024-02-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17311 | |
dc.description.abstract | A sustentabilidade hoje deveria ser entendida como a única oportunidade para
contribuir com o desenvolvimento da sociedade, alinhando-se aos desafios sociais e
ambientais prementes. A sustentabilidade talvez seja a única opção que pode fazer,
ao mesmo tempo, uma empresa sobreviver à evolução do mercado e contribuir com
os desafios da humanidade. As certificações são o meio mais comum para
empreender na inserção da sustentabilidade numa organização, pois elas oferecem
ações padronizadas e verificáveis, e também uma forma de demonstrar se atendem
aos pré-requisitos básicos de uma empresa que está tentando ser sustentável. São
diversas as certificações existentes que atestam que um produto foi desenvolvido
sob regras rígidas que dão a ele qualidade e que o usuário poderá utilizá-lo com
considerável segurança. Dentre essas certificações, existem as que atestam que a
empresa atende a algum aspecto de sustentabilidade ou a todos eles. No ambiente
educacional, a certificação que atesta a adequação de uma escola aos parâmetros
da sustentabilidade é a LEED School. Essa certificação é voltada para a área de
ensino, a qualidade de vida dos alunos e funcionários, a existência de um edifício
sustentável e outros aspectos que apresentam benefícios sociais para a
comunidade. Assim, o objetivo principal dessa dissertação foi identificar as
oportunidades e desafios inerentes ao processo de expansão da certificação LEED
em escolas brasileiras. Para isso, teve-se como base a realidade de duas, das nove,
escolas brasileiras que solicitaram a certificação LEED, onde uma já é certificada e a
outra que ainda está em processo de certificação. Para se chegar aos resultados
obtidos, foram utilizados uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com
objetivos exploratórios e procedimento documental, onde buscou-se melhorar a
compreensão do problema de um objeto de estudo, dado que o mesmo ainda é
pouco conhecido e estudado. Os resultados da pesquisa indicam que embora seja
de grande importância a certificação LEED, tanto para as escolas como para a
sociedade em volta, ainda é bem difícil consegui-la, pois o nível de exigência é alto e
muitos edifícios já construídos não conseguem ser alterados para alcançar os itens
solicitados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sustainability today should be understood as the only opportunity to contribute to the
development of society, aligning with pressing social and environmental challenges.
Sustainability is perhaps the only option that can allow a company to survive market
developments and contribute to humanity's challenges at the same time.
Certifications are the most common means of implementing sustainability in an
organization, as they offer standardized and verifiable actions, and also a way of
demonstrating whether they meet the basic prerequisites of a company that is trying
to be sustainable. There are several existing certifications that attest that a product
was developed under specific rules that give it quality and that the user can use it
with specific safety. Among these certifications, there are those that attest that a
company meets some aspect of sustainability or all of them. In the educational
environment, the certification that attests to a school's suitability for sustainability
parameters is a LEED School. This certification is exclusive to the teaching area, the
quality of life of students and employees, the existence of a sustainable building and
other aspects that present social benefits for the community. Thus, the main
objective of this dissertation was to identify the opportunities and challenges inherent
in the process of expanding LEED certification in Brazilian schools. For this, the
reality of two, of the nine, Brazilian schools that requested LEED certification was
based on the reality, where one is already certified and the other is still in the
certification process. To reach the results obtained, a qualitative approach was used,
of an applied nature, with exploratory objectives and a documentary procedure,
where we sought to improve the understanding of the problem of an object of study,
given that it is still little known and studied. The research results indicate that
although LEED certification is of great importance, both for schools and for the
surrounding society, it is still very difficult to achieve it, as the level of demand is high
and many buildings already built have not been changed to reach the requested
items. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Certificação | pt_BR |
dc.subject | LEED | pt_BR |
dc.subject | Escolas. | pt_BR |
dc.subject | Sustainabilit | pt_BR |
dc.subject | Certification | pt_BR |
dc.subject | LEED | pt_BR |
dc.subject | Schools | pt_BR |
dc.title | O sistema Leadership in Energy and Environmental Design e as oportunidades para a gestão escolar no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 01 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7230474950536045 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2451877011069845 | pt_BR |
puc.referee | Benedicto, Samuel Carvalho de | |
puc.referee | Cortese, Tatiana Tucunduva Philippi | |
puc.refereeLattes | 5664558410139621 | pt_BR |
puc.center | Escola de Economia e Negócios | pt_BR |
puc.graduateProgram | Sustentabilidade | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.contributor.co-advisor | Conti, Diego de Melo | |