Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodoy, Eliete Aparecida de
dc.contributor.authorFiorin, Natasha Pereira
dc.date.accessioned2024-10-21T20:31:13Z
dc.date.available2024-10-21T20:31:13Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17376
dc.description.abstractAs contribuições e experiências envolvendo desenhos no trabalho pedagógico do professor, com crianças, é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem desses sujeitos no seu processo de ensino. Esta investigação tem como objetivo compreender a importância da intencionalidade na prática educativa com a linguagem, especificamente o desenho, envolvendo as crianças do 1º ano no ensino fundamental I. E para alcançar esse objetivo foram realizadas entrevistas com o cunho qualitativo envolvendo relatos das professoras que são formadas em pedagogia e que atuam no 1º ano dos anos iniciais, na cidade de Campinas. Os resultados evidenciaram que na faixa etária pesquisada, a linguagem que mais é evidenciada é a linguagem gestual, de corporeidade, movimento do corpo, percebida pelos sentidos (visão, audição, tato e olfato e paladar) que se manifestam nas brincadeiras, na expressão, criação, musicalização, imagens, arte, na coordenação motora e cognitiva, já que essa criança é vinda da educação infantil. A importância da prática com desenho, é que as crianças necessitam se expressar e por essa prática representam aspectos da cultura, da história, de coisas que já assistiram, da família, manifestam sentimentos e expressões, criam e aprendem noções de espaços, fazem uso de cores e etc. Porém há crianças com repertório limitado e que se faz necessário o olhar atento do professor para as particularidades, aos recursos que as escolas oferecem, para benefício do sujeito e que o mesmo possa construir e entender a realidade que o cerca. No 1º ano há a alfabetização da representação das letras, frases e a representação gráfica do desenho pode ser um aporte para a exploração, aprendizagem e desenvolvimento da escrita. Considera-se que os dados obtidos com a pesquisa mostram que as linguagens são meios de comunicação e que devem ser sempre estudadas e exploradas pelo professor. É pela linguagem gráfica do desenho que as crianças podem apresentar muitos aspectos positivos se forem abordados com o professor de na prática intencional, ou seja, que tenha um significado e uma proposta pedagógica, podendo interferir nas relações desse sujeito, na autonomia, nas decisões e no senso crítico.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPrática com desenhopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIntencionalidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA internacionalidade na prática com desenho para crianças do 1º ano do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes.pt_BR
puc.advisorLattes5850853026349996pt_BR
puc.refereeArnais, Magali Aparecida de Oliveira
puc.refereeLattes9282764868162403pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramPedagogiapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples