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dc.contributor.advisorAlmeida, Alessandra Rodrigues de
dc.contributor.authorLemos, Evelyn de Paula
dc.date.accessioned2024-10-21T20:41:04Z
dc.date.available2024-10-21T20:41:04Z
dc.date.issued2022-12-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17377
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso discute o bullying como violência no âmbito escolar e suas implicações no desenvolvimento social, cognitivo-acadêmico e emocional das vítimas. O problema central da pesquisa envolve a seguinte questão: o que dizem as pesquisas nacionais dos últimos dez anos (2012 a 2021) a respeito do impacto causado pelo bullying na trajetória acadêmica/pessoal das vítimas desse tipo de violência mais comum no ambiente escolar? Esta investigação tem como objetivo central compreender as práticas do bullying na escola, os encadeamentos que ele provoca na vida pessoal e acadêmica dos envolvidos e conhecer meios de preveni-lo e combatê-lo no ambiente escolar. Para atender ao objetivo central, esta pesquisa desdobrou-se a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) apresentar as condutas do bullying, bem como seus diferentes tipos e principais danos causados às vítimas; 2) descrever modos de prevenção e combate no ambiente escolar; 3) discutir tanto as relações do bullying com a formação docente quanto como esta violência segue ameaçando o desenvolvimento humano e a efetivação dos direitos infanto-juvenis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, na qual buscou-se no portal de periódicos capes artigos que discutissem o tema desta pesquisa. Para seleção dos textos foram utilizadas as seguintes palavras-chave: bullying escolar; consequências e prevenção; ensino fundamental; formação docente; direito. Foram selecionados cinco textos que diante de algumas leituras dialogavam com os propósitos desta pesquisa. Os resultados encontrados apontam que a prática do bullying interfere diretamente no desenvolvimento do aluno durante o processo de aprendizagem nas instituições educacionais. Também observou-se que o bullying pode causar danos psíquicos que podem prejudicar a vida da vítima, além de ocasionar patologias como a depressão, ansiedade, entre outros, evidenciando a necessidade de que a escola esteja presente e promova atividades que reforcem o caminho contrário à prática do bullying para que o processo de crescimento e aprendizagem dos alunos em todas as instituições seja saudável e seguro para todos os indivíduos envolvidos, sendo não somente os alunos, como também o corpo docente e os familiares.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectbullyingpt_BR
dc.subjectviolênciapt_BR
dc.subjectambiente escolarpt_BR
dc.titleBullying e suas implicações no desenvolvimento social, cognitivo-acadêmico e emocional das vítimaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes.pt_BR
puc.advisorLattes0511022288155891pt_BR
puc.refereeSouza, José Donizeti de
puc.refereeLattes8082741294168365pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramPedagogiapt_BR


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