A sensação e a experiência estética na “fenomenologia da percepção” de Merleau-Ponty e sua relação com a arte
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Autor
Orientador
Pozzebon, Paulo Moacir GodoyData de publicação
02/12/2024Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
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Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O Trabalho de Conclusão de Curso a seguir, propõe explorar a relação entre a experiência estética e a percepção sensorial, destacando a contribuição da obra de Maurice Merleau-Ponty, especialmente sua "Fenomenologia da Percepção". A pesquisa visa entender como a concepção fenomenológica do corpo e da percepção informa a experiência estética e enriquece a filosofia da arte, oferecendo novas perspectivas sobre criação, apreciação artística e a relação entre artista e arte. A metodologia inclui a análise dos conceitos chave de Merleau-Ponty e suas implicações para a filosofia da arte, buscando contribuir para uma compreensão mais profunda da experiência estética e enriquecer o diálogo filosófico contemporâneo. Os resultados aqui apresentados elencam a relação entre artista, espectador e obra de arte, assim como os desdobramentos da análise estética com o viés elucidativo da Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty. As considerações finais destacam como Merleau-Ponty redefine a sensação como uma experiência ativa e encarnada, integrando corpo e mundo em uma vivência unificada. Na arte, essa visão transforma o espectador em participante sensorial, fundindo-o com a obra em uma interação direta e corporal. Para o artista, o corpo é mediador da criação, traduzindo vivências em expressões sensoriais. A arte moderna exemplifica essa abordagem ao provocar respostas perceptivas diretas, dissolvendo fronteiras entre sujeito e objeto e revelando a unidade essencial entre corpo, mente e mundo.
The following Bachelor's Thesis proposes to explore the relationship between aesthetic experience and sensory perception, highlighting the contribution of Maurice Merleau-Ponty's work, particularly his "Phenomenology of Perception." The research aims to understand how the phenomenological conception of the body and perception informs aesthetic experience and enriches the philosophy of art, offering new perspectives on creation, artistic appreciation, and the relationship between artist and artwork. The methodology includes an analysis of MerleauPonty’s key concepts and their implications for the philosophy of art, seeking to contribute to a deeper understanding of aesthetic experience and to enrich contemporary philosophical dialogue. The results presented here outline the relationship between the artist, the viewer, and the artwork, as well as the outcomes of aesthetic analysis through the elucidative lens of Merleau-Ponty’s Phenomenology of Perception. The final considerations emphasize how Merleau-Ponty redefines sensation as an active and embodied experience, integrating body and world into a unified lived experience. In art, this perspective transforms the viewer into a sensory participant, merging them with the artwork through direct and embodied interaction. For the artist, the body acts as a mediator of creation, translating lived experiences into sensory expressions. Modern art exemplifies this approach by evoking direct perceptual responses, dissolving boundaries between subject and object, and revealing the essential unity of body, mind, and world.
Palavras-chave
Corpo próprioCorporeidade
Estética
Percepção
Own Body
Corporeality
Aesthetics
Perception