dc.contributor.advisor | Pozzebon, Paulo Moacir Godoy | |
dc.contributor.author | Carmo, Christian Luan da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T11:36:25Z | |
dc.date.available | 2024-12-19T11:36:25Z | |
dc.date.issued | 2024-12-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17448 | |
dc.description.abstract | A monografia aborda a ética pragmática desenvolvida por John Dewey. O
problema central investigado é como a ética de Dewey, fundamentada no
pragmatismo, se aplica ao contexto social contemporâneo, especialmente na
educação e na política. A pesquisa examina como a moralidade é vista como um
processo evolutivo e socialmente construído, contrastando com visões morais
absolutistas. O principal objetivo desta monografia é investigar os fundamentos da
ética pragmática de John Dewey, suas aplicações práticas e os impactos resultantes
dessa abordagem filosófica. Pretende-se demonstrar como a ética de Dewey pode ser
aplicada na educação moderna e na democracia participativa, proporcionando uma
alternativa robusta e adaptável aos dilemas morais contemporâneos. A metodologia
utilizada na pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, baseada em revisão
bibliográfica de obras primárias de John Dewey e de comentários críticos sobre sua
filosofia. A análise envolve a contextualização histórica e filosófica do pragmatismo, a
descrição detalhada dos conceitos éticos centrais de Dewey e a avaliação de casos
práticos onde esses conceitos foram aplicados. A ética pragmática de Dewey oferece
uma abordagem flexível e relevante para enfrentar os dilemas morais do mundo
moderno. Os resultados da pesquisa indicam que os princípios de Dewey são
aplicáveis em diversos contextos, promovendo uma moralidade adaptável e
socialmente relevante. A monografia conclui que a ética de Dewey continua a ser uma
ferramenta valiosa para a educação e a política, sugerindo direções para pesquisas
futuras e aplicações práticas em áreas emergentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The monograph addresses the pragmatic ethics developed by John Dewey. The
central problem investigated is how Dewey's ethics, grounded in pragmatism, apply to
the contemporary social context, especially in education and politics. The research
examines how morality is seen as an evolutionary and socially constructed process, in
contrast to absolutist moral views. The main objective of this monograph is to
investigate the foundations of John Dewey's pragmatic ethics, its practical applications,
and the resulting impacts of this philosophical approach. It aims to demonstrate how
Dewey's ethics can be applied in modern education and participatory democracy,
providing a robust and adaptable alternative to contemporary moral dilemmas. The
methodology used in the research is qualitative and exploratory, based on a
bibliographic review of John Dewey's primary works and critical commentaries on his
philosophy. The analysis involves the historical and philosophical contextualization of
pragmatism, a detailed description of Dewey's central ethical concepts, and the
evaluation of practical cases where these concepts have been applied. Dewey's
pragmatic ethics offer a flexible and relevant approach to addressing the moral
dilemmas of the modern world. The research results indicate that Dewey's principles
are applicable in various contexts, promoting an adaptable and socially relevant
morality. The monograph concludes that Dewey's ethics continue to be a valuable tool
for education and politics, suggesting directions for future research and practical
applications in emerging areas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)" | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Dewey | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Pragmatismo | pt_BR |
dc.subject | Democracy | pt_BR |
dc.subject | Dewey | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Ethics | pt_BR |
dc.subject | Pragmatism | pt_BR |
dc.title | A ética pragmática de John Dewey | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4555802362821988 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7113298780451095 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Filosofia | pt_BR |