dc.contributor.advisor | Andrade, Rodolfo Augusto Matteo | |
dc.contributor.author | Costa, Lorena Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T17:19:18Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T17:19:18Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17522 | |
dc.description.abstract | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do desenvolvimento das
habilidades socioemocionais na educação básica, reconhecendo sua relevância para
desempenho acadêmico, interesses profissionais e desfechos laborais. Embora essas
habilidades sejam essenciais no ambiente escolar, impactando tanto o presente quanto o
futuro dos alunos, ainda há poucos estudos relacionando essas variáveis em larga escala. Esse
estudo teve como objetivo avaliar a relação direta das competências socioemocionais,
interesses profissionais, prontidão para escolha profissional, desempenho escolar e renda
familiar. A amostra foi proveniente de um banco de dados disponibilizado pelo Instituto
Ayrton Senna e incluiu 33.566 estudantes de escolas estaduais na região Sudeste, com idades
entre 13 e 19 anos, sendo 55,5% do sexo feminino. A distribuição por série indicou 48,3% no
9º ano do Ensino Fundamental e 51,7% na 3ª série do Ensino Médio. Em relação aos
instrumentos, foi utilizado um questionário socioeconômico, resultados das provas de
proficiência em português e matemática, SENNA 2.0, 18REST-2 e um questionário de
variáveis relacionadas à prontidão para escolha profissional. A coleta de dados foi realizada
mediante a autorização ética das escolas por meio da Secretaria da Educação local e
utilizou-se o delineamento Blocos Incompletos Balanceados (BIB), com sete cadernos
distintos, cada aluno respondendo apenas um. Em relação a análise de dados, foram utilizadas
estatísticas descritivas dos participantes, correlação de Pearson e análise de redes. Os
resultados indicaram que a Autogestão se relacionou com variáveis de prontidão de carreira,
contribuindo para a autorregulação e persistência. Além disso, a Abertura ao novo também se
relacionou com a prontidão de carreira, associando-se à curiosidade e ao pensamento crítico,
e mostrou relação com elevações nos interesses profissionais, o que sugere uma flexibilidade
nos interesses. A Amabilidade e o Engajamento com os outros também se relacionaram com
os níveis de elevação, enquanto a Autogestão se relacionou com os níveis de diferenciação.
Tais resultados oferecem contribuições importantes para a compreensão do desenvolvimento
da carreira dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Common National Curriculum Base (BNCC) highlights the importance of developing
socioemotional skills in basic education, recognizing their relevance for academic
performance, career interests, and labor outcomes. Although these skills are essential within
the school environment, impacting both the present and future of students, there are still few
large-scale studies examining these variables. This study aimed to evaluate the direct
relationship between socioemotional competencies, career interests, career choice readiness,
academic performance, and family income. The sample was drawn from a database provided
by the Ayrton Senna Institute and included 33,566 students from public schools in the
Southeast region of Brazil, aged between 13 and 19 years, with 55.5% female participants.
The grade distribution showed 48.3% in the 9th grade of Elementary School and 51.7% in the
3rd year of High School. The instruments used included a socioeconomic questionnaire,
proficiency test results in Portuguese and mathematics, SENNA 2.0, 18REST-2, and a
questionnaire assessing variables related to career choice readiness. Data collection was
conducted with ethical authorization from the schools via the local Department of Education,
utilizing a Balanced Incomplete Block (BIB) design with seven distinct booklets, each
student answering only one. For data analysis, descriptive statistics of the participants,
Pearson correlation, and network analysis were employed. The results indicated that
Self-management correlated with career readiness variables, contributing to self-regulation
and persistence. Additionally, Openness to New correlated with career readiness, associating
with curiosity and critical thinking, and showed a relationship with increases in career
interests, suggesting flexibility in interests. Agreeableness and Engagement with others were
also related to increased levels, while Self-management was related to differentiation levels.
These results provide valuable insights into understanding students' career development. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Competências socioemocionais | pt_BR |
dc.subject | interesses profissionais | pt_BR |
dc.subject | desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Socioemotional skills | pt_BR |
dc.subject | professional interests | pt_BR |
dc.subject | academic performance | pt_BR |
dc.title | Competências socioemocionais, interesses profissionais e prontidão para a escolha: relações com desempenho escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1054698125760572 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.referee | Baptista, Makilim Nunes | |
puc.referee | Costa, Ariela Raissa Lima | |
puc.refereeLattes | 2765185142133152 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6792358263418244 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |