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dc.contributor.advisorOliveira, Wanderlei Abadio de
dc.contributor.authorKimura, Karen Yukari
dc.date.accessioned2025-02-20T17:39:42Z
dc.date.available2025-02-20T17:39:42Z
dc.date.issued2024-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17524
dc.description.abstractO bullying é um fenômeno complexo que impacta o desenvolvimento dos estudantes e o bemestar geral da comunidade escolar. Sua ocorrência tem sido relacionada aos oito mecanismos de desengajamento moral propostos pela Teoria Social Cognitiva. Ademais, os professores relatam, frequentemente, sobre a dificuldade em reconhecer a presença do bullying ou avaliar nuances relacionadas à sua ocorrência, como o desengajamento moral. Além disso, a perpetuação desse tipo de violência escolar pode afetar negativamente a saúde mental dos professores. Este estudo tem como objetivo desenvolver um instrumento para avaliar a capacidade de identificação dos mecanismos de desengajamento moral dos professores. Foram realizados dois estudos: 1) duas revisões de literatura e 2) uma investigação empírica de abordagem metodológica. Foi criado um instrumento com 16 cenários para que os professores classifiquem o mecanismo correspondente para cada cenário. Os referidos cenários foram desenvolvidos especificamente para este estudo e passaram por um processo de revisão por dez especialistas na área de bullying escolar, utilizando os princípios do Método Delphi. Em seguida, foi realizado um estudo piloto com uma amostra de professores recrutados online. O processo de coleta de dados envolve um formulário online composto por três seções: 1) caracterização dos participantes, 2) duas perguntas estruturadas sobre a definição de bullying, 3) o instrumento desenvolvido. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e exploratória. Avaliar a compreensão dos professores sobre o bullying e sua percepção de sua própria saúde mental é crucial, pois esses fatores podem contribuir para aprimorar medidas preventivas e de intervenção antibullying nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractBullying is a complex phenomenon that impacts students’ development and the overall wellbeing of the school community. Its occurrence has been linked to the eight mechanisms of moral disengagement proposed by Social Cognitive Theory. Additionally, teachers often report difficulty in recognizing the presence of bullying or assessing nuances related to its occurrence, such as moral disengagement. Moreover, the perpetuation of this type of school violence can negatively affect teachers’ mental health. This study aims to develop an instrument to assess teachers’ ability to identify mechanisms of moral disengagement. Two studies were conducted: 1) two literature reviews, and 2) an empirical investigation using a methodological approach. An instrument was created with 16 scenarios for teachers to classify the corresponding mechanism for each scenario. These scenarios were specifically developed for this study and underwent a review process by ten experts in the field of school bullying, using the principles of the Delphi Method. Following this, a pilot study was conducted with a sample of teachers recruited online. The data collection process involved an online form composed of three sections: 1) participant characterization, 2) two structured questions about the definition of bullying, and 3) the developed instrument. The collected data were analyzed descriptively and exploratorily. Assessing teachers’ understanding of bullying and their perception of their own mental health is crucial, as these factors can contribute to improving preventive and antibullying intervention measures in schools.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectbullying escolarpt_BR
dc.subjectprofessorespt_BR
dc.subjectviolência escolarpt_BR
dc.subjectdesengajamento moralpt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectSchool bullyingpt_BR
dc.subjectteacherpt_BR
dc.subjectschool violencept_BR
dc.subjectmoral disengagementpt_BR
dc.subjectmental healthpt_BR
dc.titleCapacidade dos Professores de Avaliar Mecanismos de Desengajamento Moral no Contexto do Bullying: Desenvolvimento Inicial de um Instrumentopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes4679747162140466pt_BR
puc.advisorLattes5455601415853420pt_BR
puc.refereeAmbiel, Rodolfo Augusto Matteo
puc.refereeSantos, Antonio César de Holanda
puc.refereeLattes5057292997836738pt_BR
puc.refereeLattes3624606165128730pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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