dc.contributor.advisor | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
dc.contributor.author | Kimura, Karen Yukari | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T17:39:42Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T17:39:42Z | |
dc.date.issued | 2024-12-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17524 | |
dc.description.abstract | O bullying é um fenômeno complexo que impacta o desenvolvimento dos estudantes e o bemestar geral da comunidade escolar. Sua ocorrência tem sido relacionada aos oito mecanismos
de desengajamento moral propostos pela Teoria Social Cognitiva. Ademais, os professores
relatam, frequentemente, sobre a dificuldade em reconhecer a presença do bullying ou avaliar
nuances relacionadas à sua ocorrência, como o desengajamento moral. Além disso, a
perpetuação desse tipo de violência escolar pode afetar negativamente a saúde mental dos
professores. Este estudo tem como objetivo desenvolver um instrumento para avaliar a
capacidade de identificação dos mecanismos de desengajamento moral dos professores. Foram
realizados dois estudos: 1) duas revisões de literatura e 2) uma investigação empírica de
abordagem metodológica. Foi criado um instrumento com 16 cenários para que os professores
classifiquem o mecanismo correspondente para cada cenário. Os referidos cenários foram
desenvolvidos especificamente para este estudo e passaram por um processo de revisão por dez
especialistas na área de bullying escolar, utilizando os princípios do Método Delphi. Em
seguida, foi realizado um estudo piloto com uma amostra de professores recrutados online. O
processo de coleta de dados envolve um formulário online composto por três seções: 1)
caracterização dos participantes, 2) duas perguntas estruturadas sobre a definição de bullying,
3) o instrumento desenvolvido. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e
exploratória. Avaliar a compreensão dos professores sobre o bullying e sua percepção de sua
própria saúde mental é crucial, pois esses fatores podem contribuir para aprimorar medidas
preventivas e de intervenção antibullying nas escolas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Bullying is a complex phenomenon that impacts students’ development and the overall wellbeing of the school community. Its occurrence has been linked to the eight mechanisms of moral
disengagement proposed by Social Cognitive Theory. Additionally, teachers often report
difficulty in recognizing the presence of bullying or assessing nuances related to its occurrence,
such as moral disengagement. Moreover, the perpetuation of this type of school violence can
negatively affect teachers’ mental health. This study aims to develop an instrument to assess
teachers’ ability to identify mechanisms of moral disengagement. Two studies were conducted:
1) two literature reviews, and 2) an empirical investigation using a methodological approach.
An instrument was created with 16 scenarios for teachers to classify the corresponding
mechanism for each scenario. These scenarios were specifically developed for this study and
underwent a review process by ten experts in the field of school bullying, using the principles
of the Delphi Method. Following this, a pilot study was conducted with a sample of teachers
recruited online. The data collection process involved an online form composed of three
sections: 1) participant characterization, 2) two structured questions about the definition of
bullying, and 3) the developed instrument. The collected data were analyzed descriptively and
exploratorily. Assessing teachers’ understanding of bullying and their perception of their own
mental health is crucial, as these factors can contribute to improving preventive and antibullying intervention measures in schools. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | bullying escolar | pt_BR |
dc.subject | professores | pt_BR |
dc.subject | violência escolar | pt_BR |
dc.subject | desengajamento moral | pt_BR |
dc.subject | saúde mental | pt_BR |
dc.subject | School bullying | pt_BR |
dc.subject | teacher | pt_BR |
dc.subject | school violence | pt_BR |
dc.subject | moral disengagement | pt_BR |
dc.subject | mental health | pt_BR |
dc.title | Capacidade dos Professores de Avaliar Mecanismos de Desengajamento Moral no Contexto do Bullying: Desenvolvimento Inicial de um Instrumento | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4679747162140466 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
puc.referee | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
puc.referee | Santos, Antonio César de Holanda | |
puc.refereeLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3624606165128730 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |