dc.contributor.advisor | Ol, Iára Bittante de | |
dc.contributor.author | Souza, Ana Beatriz Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T18:23:51Z | |
dc.date.available | 2025-02-24T18:23:51Z | |
dc.date.issued | 2024-12-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17538 | |
dc.description.abstract | Introdução: A gagueira é um distúrbio da fluência que pode afetar
significativamente a comunicação verbal, manifestando-se por meio de interrupções
no fluxo da fala, dificultando a produção de uma expressão contínua e fluida.
Diferentemente das descontinuidades comuns na fala, a gagueira envolve
comportamentos atípicos que são associados a indivíduos que sofrem desse
distúrbio. É importante destacar que a gagueira não é uma condição única, mas sim
um espectro que abrange diferentes tipos, cada um com suas próprias
características distintivas. Desde a gagueira desenvolvimental, que geralmente se
manifesta na infância e pode persistir na vida adulta, até formas neurogênicas e
psicogênicas, que estão associadas a disfunções no sistema nervoso central e a
fatores emocionais, respectivamente. Ao abordar esses aspectos, este trabalho visa
identificar quais procedimentos são apontados no processo de avaliação
fonoaudiológica para gagueira por meio de uma revisão de literatura. Objetivo:
Realizar revisão de literatura para identificar e analisar procedimentos em
intervenção fonoaudiológica na gagueira infantil. Métodos: Este estudo trata de
uma revisão de literatura, de caráter analítico e descritivo, em que foram
selecionados artigos científicos, para identificar e analisar procedimentos em
intervenção fonoaudiológica na gagueira infantil, tanto voltados à avaliação da
comunicação como processos terapêuticos, incluindo-se terapia de orientação
familiar. Teve como premissas norteadoras identificar e analisar procedimentos
apontados no processo de intervenção fonoaudiológica no tocante à gagueira
infantil, verificar quais os protocolos utilizados para avaliação e procedimentos em
terapia fonoaudiológica na gagueira infantil, bem como e orientação à família.
Resultados: Foram selecionados, em atendimento aos critérios de inclusão, um
total de 10 artigos. Foi verificado que a intervenção fonoaudiológica na gagueira
infantil destacam abordagens variadas e dados relevantes para uma terapia eficaz.
Estudos revelaram que a gagueira persistente pode ter padrões hereditários,
exigindo tratamentos contínuos e personalizados. Destaca-se que um dos estudos,
propõe um programa que se utiliza de técnicas ajustadas à severidade da gagueira.
Um programa usa um modelo indireto de intervenção e outro programa utiliza de
modelagem de fala fluente. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction:Stuttering is a fluency disorder that can significantly affect verbal
communication, manifesting itself through interruptions in the flow of speech, making
it difficult to produce a continuous and fluid expression. Unlike common
discontinuities in speech, stuttering involves atypical behaviors that are associated
with individuals who suffer from this disorder. It is important to highlight that
stuttering is not a single condition, but rather a spectrum that encompasses different
types, each with its own distinctive characteristics. From developmental stuttering,
which generally manifests itself in childhood and can persist into adulthood, to
neurogenic and psychogenic forms, which are associated with dysfunctions in the
central nervous system and emotional factors, respectively. By addressing these
aspects, this work aims to identify which procedures are recommended in the
speech therapy assessment process for stuttering through a literature review.
Objective: To carry out a literature review to identify and analyze speech therapy
intervention procedures for child, adolescent and adult stuttering. Methods: This
study deals with a literature review, of an analytical and descriptive nature, in which
scientific articles were selected to identify and analyze procedures in speech therapy
intervention in childhood stuttering, both aimed at evaluating communication and
therapeutic processes, including therapy family oriented. Results: A total of 10
articles were selected, in compliance with the inclusion criteria. It was found that
speech therapy intervention in childhood stuttering highlights varied approaches and
relevant data. Studies have revealed that persistent stuttering may have hereditary
patterns, requiring ongoing and personalized treatments. It is noteworthy that one of
the studies proposes a program that uses techniques adjusted to the severity of
stuttering. One program uses an indirect intervention model and another program
uses fluent speech modeling. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios da fala | pt_BR |
dc.subject | Fonoterapia | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Gagueira | pt_BR |
dc.subject | Linguagem infantil | pt_BR |
dc.subject | speech disorders | pt_BR |
dc.subject | speech therapy | pt_BR |
dc.subject | children | pt_BR |
dc.subject | stuttering | pt_BR |
dc.subject | child language | pt_BR |
dc.title | Intervenção fonoaudiológica na gagueira infantil: revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | . | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7262731846654870 | pt_BR |
puc.referee | Frare, Bárbara Maria de Oliveira | |
puc.refereeLattes | 0807499326730831 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |