| dc.contributor.advisor | Oliveira, Iára Bittante de | |
| dc.contributor.author | Palma, Maisa Santana | |
| dc.date.accessioned | 2025-02-25T13:56:12Z | |
| dc.date.available | 2025-02-25T13:56:12Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-04 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17554 | |
| dc.description.abstract | Introdução: A respiração oral é uma condição que afeta o desenvolvimento
infantil, influenciando diversas funções do sistema estomatognático. O papel do
fonoaudiólogo é crucial na identificação precoce e no tratamento personalizado,
visando mitigar complicações e promover uma abordagem integrada. Objetivo:
Realizar revisão de literatura para identificar e analisar a intervenção
fonoaudiológica voltada a crianças com respiração oral, destacando-se
estratégias de avaliação e intervenção. Metodologia: trata-se de revisão
integrativa de literatura, de caráter analítico-descritivo, tendo sido selecionado
artigos científicos originais, publicados entre 2009 e 2024 voltados à intervenção
fonoaudiológica em crianças com respiração oral. Os descritores em Ciências da
Saúde DeCS utilizados incluíram "Respiração Bucal", "Sistema Estomatognático",
"Terapia Miofuncional", "Fonoterapia" e "Criança", com seus equivalentes em
inglês. As bases de dados consultadas foram Scientific Eletronic Library Online
(Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed- Medline. Resultados e
comentários: Os artigos revisados investigam as características miofuncionais e
disfunções do sistema estomatognático em crianças com respiração oral e
exploram intervenções terapêuticas fonoaudiológicas. Os protocolos MBGR e
AMIOFE foram os instrumentos de avaliação utilizados, visando ao diagnóstico de
distúrbios miofuncionais. O espelho de Glatzel foi apontado como complementar a
essas avaliações ao fornecer dados objetivos sobre a função nasal e obstruções.
Os estudos mostram que crianças respiradoras orais frequentemente têm
comprometimentos na tonicidade e mobilidade orofacial, há inadequações de
postura, alteração da mastigação, deglutição bem como a fala, impactando a
qualidade de vida. Os estudos sobre intervenções terapêuticas para respiradores
orais mostraram que exercícios variados, como atividades lúdicas, aquecimento e
vascularização da musculatura facial foram eficazes na reabilitação. Contudo, há
uma escassez de pesquisas aprofundadas sobre essas práticas. As sessões dos
estudos variaram de 10 a 12 sessões, evidenciando que a falta de detalhes sobre
a duração das sessões limita a comparação direta entre os métodos.
Considerações finais: a persistência da respiração oral durante a fase
crescimento do indivíduo pode provocar diversas alterações no sistema
estomatognático e no desenvolvimento craniofacial. Os estudos apontam
prevalência de tensão e baixo tônus dos músculos faciais, interferindo no
desenvolvimento do esqueleto craniofacial. Ademais, a articulação dos sons
acaba sendo prejudicada pela respiração oral. Apesar de ambos os artigos serem
eficazes na reabilitação de funções orofaciais e respiratórias, o número de
sessões e os objetivos específicos utilizados variaram, refletindo nas diferenças
de resultados. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Introduction:Mouth breathing is a condition that affects child development,
influencing several functions of the stomatognathic system. The role of the speech
therapist is crucial in early identification and personalized treatment, aiming to
mitigate complications and promote an integrated approach. Objective: To carry out
a literature review to identify and analyze speech therapy intervention aimed at
children with mouth breathing, highlighting assessment and intervention strategies.
Methodology:This study consists of an integrative literature review, of an
analytical-descriptive nature, selecting original scientific articles, published between
2009 and 2024 focused on speech therapy intervention in children with mouth
breathing. The guiding question was about how this intervention is conducted and its
effects. The DeCS Health Sciences descriptors used included "Mouth Breathing",
"Stomatognathic System", "Myofunctional Therapy", "Speech Therapy" and "Child",
with their equivalents in English. The databases consulted were Scientific Electronic
Library Online (Scielo), Virtual Health Library (VHL) and PubMed-Medline. Results
and comments: The articles reviewed investigate the myofunctional characteristics
and dysfunctions of the stomatognathic system in children with mouth breathing and
explore speech therapy interventions. The MBGR and AMIOFE protocols were
identified in studies as instruments for evaluating orofacial functions, aiming at
diagnosing myofunctional disorders. The Glatzel mirror was noted as complementary
to these assessments by providing objective data on nasal function and obstructions.
Studies show that mouth-breathing children often have impaired tonicity and orofacial
mobility, there are inadequacies in posture, changes in chewing, swallowing and
speech, impacting quality of life. Persistent oral breathing can cause changes in the
stomatognathic system and craniofacial development, problems with the maxillary
and mandibular structure, and malocclusions due to the interposition of the tongue.
Studies on therapeutic interventions for mouth breathers showed that varied
exercises, such as playful activities, warming up and vascularization of facial muscles
were effective in rehabilitation. However, there is a lack of in-depth research on these
practices. Study sessions ranged from 10 to 12 sessions, showing that the lack of
details about session duration limits direct comparison between methods.Final
considerations: There was a prevalence of tension and low tone of the facial
muscles, interfering with the development of the craniofacial skeleton. Furthermore,
the articulation of sounds ends up being impaired by oral breathing. Although both
articles are effective in the rehabilitation of orofacial and respiratory functions, the
number of sessions and the specific objectives used varied, reflecting the differences
in results. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | fonoterapia | pt_BR |
| dc.subject | sistema estomatognático | pt_BR |
| dc.subject | respiração bucal | pt_BR |
| dc.subject | criança | pt_BR |
| dc.subject | terapia miofuncional | pt_BR |
| dc.subject | speech therapy | pt_BR |
| dc.subject | stomatognathic system | pt_BR |
| dc.subject | mouth breathing | pt_BR |
| dc.subject | child | pt_BR |
| dc.subject | myofunctional therapy | pt_BR |
| dc.title | Intervenção fonoaudiológica em crianças com respiração oral: Revisão de Literatura | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 5091014093149048 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 7262731846654870 | pt_BR |
| puc.referee | Meira, Roseane Rebelo Silva | |
| puc.refereeLattes | 2470867779150942 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |