dc.contributor.advisor | Borges, Letícia Reis | |
dc.contributor.author | Dametto, Raquel Curi | |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T14:31:22Z | |
dc.date.available | 2025-02-25T14:31:22Z | |
dc.date.issued | 2024-11-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17558 | |
dc.description.abstract | Introdução: a perda auditiva impacta no desenvolvimento da fala e da linguagem,
podendo gerar atraso no desenvolvimento. A atuação fonoaudiológica tem como
objetivo reduzir a severidade das consequências da deficiência auditiva, validando o
uso do AASI, observando as respostas da criança aos sons verbais e não verbais;
para comprovar a garantia do acesso auditivo com o uso efetivo do AASI em
ambientes favoráveis de escuta e estimulação de fala e linguagem. Objetivo:
identificar e mostrar como é a atuação fonoaudiológica na terapia aurioral em
pacientes com perda auditiva congênita e usuários de dispositivos auditivos.
Métodos: revisão integrativa de literatura, de artigos originais publicados nos
últimos 15 anos, com enfoque na atuação fonoaudiológica em pacientes com perda
auditiva e usuários de aparelho de amplificação sonora individual e implante coclear.
As bases de dados selecionadas para o estudo foram SciELO, LILACS e PubMED -
Medline, com os seguintes descritores em português: implante coclear, auxiliares de
audição, perda auditiva e terapia da linguagem. E também foram utilizados os
seguintes descritores na língua inglesa: cochlear implant, hearing aids, hearing loss
e language therapy. O processo de seleção dos artigos resultou em 8.474
inicialmente, restando 1.121 artigos depois de aplicar os filtros, 295 após análises
dos títulos, 90 trabalhos escolhidos depois da leitura dos resumos, e depois de
retirar 33 artigos a partir da verificação da íntegra, restando apenas 7 para o
presente trabalho. Resultados: A maioria dos indivíduos estudados apresentaram
perda auditiva severa a profunda do tipo neurossensorial, com predominância de
usuários de implante coclear e alguns de aparelho auditivo. Os protocolos de
avaliação evidenciaram que déficits significativos em memória auditiva, vocabulário
e habilidade de repetição são comuns entre deificientes auditivos. A intervenção
fonoaudiológica consistiu em treinamentos auditivos e de linguagem, realizando pelo
menos 2 sessões semanais por pelo menos 3 semanas para identificar eficácia.
Conclusão: A intervenção fonoaudiológica combinada com a detecção precoce da
perda auditiva e colocação dos dispositivos auditivos garantem eficiência. Futuros
estudos com uma amostra maior, intervenções de maior duração e com abordagens
terapêuticas mais claras podem ajudar a confirmar e expandir os achados
apresentados neste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Hearing loss impacts speech and language development, potentially
causing developmental delays. The role of speech therapy is to reduce the severity
of the consequences of hearing impairment, validating the use of hearing aids,
observing the child’s responses to verbal and non-verbal sounds, and ensuring
auditory access with the effective use of hearing aids in favorable listening
environments, and speech and language stimulation. Objective: To identify and
demonstrate the role of speech therapy in auditory-oral therapy for patients with
congenital hearing loss who use hearing devices. Methods: An integrative review of
original articles published in the last 15 years, focusing on the role of speech therapy
in patients with hearing loss who wear hearing aids or cochlear implant. The selected
databases for this study were SciELO, LILACS and PubMED - Medline, using the
following descriptors in Portuguese: implante coclear, auxiliares de audição, perda
auditiva and terapia da linguagem. The following English descriptors were also used:
cochlear implant, hearing aids, hearing loss and language therapy. The article
selection process initially yielded 8.474 articles, reduced to 1.121 after applying
filters, 295 after title analysis, and 90 research selected after reading the abstracts.
After removing 33 articles following full-text review, only 7 articles remained for the
present study. Results: Most of the individuals studied had severe to profound
sensorineural hearing loss, with a predominance of cochlear implant users and some
hearing aid used. The evaluation protocols highlighted significant deficits in auditory
memory, vocabulary, and repetition skills are common among individuals with
hearing impairment. The speech therapy intervention consisted of auditory and
language training, with at least two weekly sessions over a minimum of three weeks
to assess effectiveness. Conclusão: Speech therapy intervention combined with
early detection and placement of hearing loss and hearing aids ensures efficiency.
Future studies with a larger sample, longer interventions and clearer therapeutic
approaches may help confirm and expand the findings presented in this search. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Perda auditiva | pt_BR |
dc.subject | Implante coclear | pt_BR |
dc.subject | auxiliares de audição | pt_BR |
dc.subject | fonoterapia | pt_BR |
dc.subject | terapia da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Hearing loss | pt_BR |
dc.subject | cochlear implant | pt_BR |
dc.subject | hearing aids | pt_BR |
dc.subject | speech therapy | pt_BR |
dc.subject | language therapy | pt_BR |
dc.title | Caracterização da atuação fonoaudiológica no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem em usuários de aparelhos de amplificação sonora individual e/ou implante coclear: revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8547009286222818 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9149726496870354 | pt_BR |
puc.referee | Oliveira, Ana Maria Mendes | |
puc.refereeLattes | . | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |