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dc.contributor.advisorBorges, Letícia Reis
dc.contributor.authorDametto, Raquel Curi
dc.date.accessioned2025-02-25T14:31:22Z
dc.date.available2025-02-25T14:31:22Z
dc.date.issued2024-11-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17558
dc.description.abstractIntrodução: a perda auditiva impacta no desenvolvimento da fala e da linguagem, podendo gerar atraso no desenvolvimento. A atuação fonoaudiológica tem como objetivo reduzir a severidade das consequências da deficiência auditiva, validando o uso do AASI, observando as respostas da criança aos sons verbais e não verbais; para comprovar a garantia do acesso auditivo com o uso efetivo do AASI em ambientes favoráveis de escuta e estimulação de fala e linguagem. Objetivo: identificar e mostrar como é a atuação fonoaudiológica na terapia aurioral em pacientes com perda auditiva congênita e usuários de dispositivos auditivos. Métodos: revisão integrativa de literatura, de artigos originais publicados nos últimos 15 anos, com enfoque na atuação fonoaudiológica em pacientes com perda auditiva e usuários de aparelho de amplificação sonora individual e implante coclear. As bases de dados selecionadas para o estudo foram SciELO, LILACS e PubMED - Medline, com os seguintes descritores em português: implante coclear, auxiliares de audição, perda auditiva e terapia da linguagem. E também foram utilizados os seguintes descritores na língua inglesa: cochlear implant, hearing aids, hearing loss e language therapy. O processo de seleção dos artigos resultou em 8.474 inicialmente, restando 1.121 artigos depois de aplicar os filtros, 295 após análises dos títulos, 90 trabalhos escolhidos depois da leitura dos resumos, e depois de retirar 33 artigos a partir da verificação da íntegra, restando apenas 7 para o presente trabalho. Resultados: A maioria dos indivíduos estudados apresentaram perda auditiva severa a profunda do tipo neurossensorial, com predominância de usuários de implante coclear e alguns de aparelho auditivo. Os protocolos de avaliação evidenciaram que déficits significativos em memória auditiva, vocabulário e habilidade de repetição são comuns entre deificientes auditivos. A intervenção fonoaudiológica consistiu em treinamentos auditivos e de linguagem, realizando pelo menos 2 sessões semanais por pelo menos 3 semanas para identificar eficácia. Conclusão: A intervenção fonoaudiológica combinada com a detecção precoce da perda auditiva e colocação dos dispositivos auditivos garantem eficiência. Futuros estudos com uma amostra maior, intervenções de maior duração e com abordagens terapêuticas mais claras podem ajudar a confirmar e expandir os achados apresentados neste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Hearing loss impacts speech and language development, potentially causing developmental delays. The role of speech therapy is to reduce the severity of the consequences of hearing impairment, validating the use of hearing aids, observing the child’s responses to verbal and non-verbal sounds, and ensuring auditory access with the effective use of hearing aids in favorable listening environments, and speech and language stimulation. Objective: To identify and demonstrate the role of speech therapy in auditory-oral therapy for patients with congenital hearing loss who use hearing devices. Methods: An integrative review of original articles published in the last 15 years, focusing on the role of speech therapy in patients with hearing loss who wear hearing aids or cochlear implant. The selected databases for this study were SciELO, LILACS and PubMED - Medline, using the following descriptors in Portuguese: implante coclear, auxiliares de audição, perda auditiva and terapia da linguagem. The following English descriptors were also used: cochlear implant, hearing aids, hearing loss and language therapy. The article selection process initially yielded 8.474 articles, reduced to 1.121 after applying filters, 295 after title analysis, and 90 research selected after reading the abstracts. After removing 33 articles following full-text review, only 7 articles remained for the present study. Results: Most of the individuals studied had severe to profound sensorineural hearing loss, with a predominance of cochlear implant users and some hearing aid used. The evaluation protocols highlighted significant deficits in auditory memory, vocabulary, and repetition skills are common among individuals with hearing impairment. The speech therapy intervention consisted of auditory and language training, with at least two weekly sessions over a minimum of three weeks to assess effectiveness. Conclusão: Speech therapy intervention combined with early detection and placement of hearing loss and hearing aids ensures efficiency. Future studies with a larger sample, longer interventions and clearer therapeutic approaches may help confirm and expand the findings presented in this search.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPerda auditivapt_BR
dc.subjectImplante coclearpt_BR
dc.subjectauxiliares de audiçãopt_BR
dc.subjectfonoterapiapt_BR
dc.subjectterapia da linguagempt_BR
dc.subjectHearing losspt_BR
dc.subjectcochlear implantpt_BR
dc.subjecthearing aidspt_BR
dc.subjectspeech therapypt_BR
dc.subjectlanguage therapypt_BR
dc.titleCaracterização da atuação fonoaudiológica no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem em usuários de aparelhos de amplificação sonora individual e/ou implante coclear: revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes8547009286222818pt_BR
puc.advisorLattes9149726496870354pt_BR
puc.refereeOliveira, Ana Maria Mendes
puc.refereeLattes.pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFonoaudiologiapt_BR


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