dc.contributor.advisor | Wechsler, Solange Muglia | |
dc.contributor.author | Salvador, Éllen Martins | |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T18:09:05Z | |
dc.date.available | 2025-03-13T18:09:05Z | |
dc.date.issued | 2025-02-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17577 | |
dc.description.abstract | A identificação de comportamentos que impactam o ajustamento de alunos no ambiente
escolar é essencial para promover um espaço saudável e produtivo. Os educadores
desempenham um papel importante na percepção e manejo dessas situações e a presença
de Psicólogos Escolares no auxílio destes profissionais seria essencial. No entanto, no
contexto brasileiro, há uma escassez de escalas adaptadas para avaliar tais
comportamentos, bem como a presença deste tipo de psicólogo. Este estudo teve como
objetivo adaptar culturalmente a Escala de Ajustamento para Crianças e Adolescentes, a
ASCA (Adjustment Scales for Children and Adolescents) para o Brasil e investigar sua
aplicabilidade na avaliação do ajustamento escolar. Para isso, foram estabelecidos os
seguintes objetivos: 1) traduzir e adaptar a escala ASCA; 2) obter evidências de validade
de conteúdo; 3) analisar sua estrutura interna; e 4) avaliar dificuldades de aplicabilidade
da escala. Os participantes foram divididos em etapas do estudo: o Estudo 1 contou com
duas tradutoras, uma tradutora reversa e um colaborador; o Estudo 2 envolveu 5
professores e um colaborador; no Estudo 3, problemas na coleta dificultaram a obtenção
da amostra; e, no Estudo 4, participaram 8 professores. Os resultados indicaram que a
escala é viável e relevante, sendo necessários estudos sobre a sua validade para a realidade
brasileira. Apesar das dificuldades enfrentadas em uma das fases de coleta, conclui-se que
a ASCA apresenta potencial como ferramenta de avaliação do ajustamento escolar,
reforçando a necessidade de estudos futuros para aprofundar sua validação e
aplicabilidade no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | The identification of behaviors that impact students' adjustment in the school environment
is essential to promote a healthy and productive space. Educators play an important role
in perceiving and managing these situations, and the presence of School Psychologists to
assist these professionals would be crucial. However, in the Brazilian context, there is a
shortage of scales adapted to evaluate such behaviors, as well as a lack of this type of
psychologist. This study aimed to culturally adapt the Adjustment Scales for Children and
Adolescents (ASCA) to Brazil and investigate its applicability in evaluating school
adjustment. To achieve this, the following objectives were established: 1) to translate and
culturally adapt the ASCA scale; 2) to obtain evidence of content validity; 3) to analyze
its internal structure; and 4) to evaluate the applicability challenges of the scale. The
participants were divided across the study stages: Study 1 included two translators, one
reverse translator, and one collaborator; Study 2 involved five teachers and one
collaborator; in Study 3, issues with data collection hindered obtaining the sample; and
Study 4 included eight teachers. The results indicated that the scale is feasible and
relevant, though studies on its validity for the Brazilian context are needed. Despite the
difficulties faced in one of the data collection phases, it is concluded that the ASCA shows
potential as a tool for evaluating school adjustment, reinforcing the need for future studies
to further its validation and applicability in Brazil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | percepção de professores | pt_BR |
dc.subject | ajustamento | pt_BR |
dc.subject | psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | adaptação cultural | pt_BR |
dc.subject | ASCA | pt_BR |
dc.subject | teachers' perception | pt_BR |
dc.subject | adjustment | pt_BR |
dc.subject | school psychology | pt_BR |
dc.subject | cultural adaptation | pt_BR |
dc.title | Adaptação brasileira da escala de ajustamento para Crianças e adolescentes - ASCA | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0143356011677521 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8649532766623043 | pt_BR |
puc.referee | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
puc.referee | Gouveia, Valdiney Veloso | |
puc.refereeLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6960379064948678 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |