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dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorSalvador, Éllen Martins
dc.date.accessioned2025-03-13T18:09:05Z
dc.date.available2025-03-13T18:09:05Z
dc.date.issued2025-02-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17577
dc.description.abstractA identificação de comportamentos que impactam o ajustamento de alunos no ambiente escolar é essencial para promover um espaço saudável e produtivo. Os educadores desempenham um papel importante na percepção e manejo dessas situações e a presença de Psicólogos Escolares no auxílio destes profissionais seria essencial. No entanto, no contexto brasileiro, há uma escassez de escalas adaptadas para avaliar tais comportamentos, bem como a presença deste tipo de psicólogo. Este estudo teve como objetivo adaptar culturalmente a Escala de Ajustamento para Crianças e Adolescentes, a ASCA (Adjustment Scales for Children and Adolescents) para o Brasil e investigar sua aplicabilidade na avaliação do ajustamento escolar. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) traduzir e adaptar a escala ASCA; 2) obter evidências de validade de conteúdo; 3) analisar sua estrutura interna; e 4) avaliar dificuldades de aplicabilidade da escala. Os participantes foram divididos em etapas do estudo: o Estudo 1 contou com duas tradutoras, uma tradutora reversa e um colaborador; o Estudo 2 envolveu 5 professores e um colaborador; no Estudo 3, problemas na coleta dificultaram a obtenção da amostra; e, no Estudo 4, participaram 8 professores. Os resultados indicaram que a escala é viável e relevante, sendo necessários estudos sobre a sua validade para a realidade brasileira. Apesar das dificuldades enfrentadas em uma das fases de coleta, conclui-se que a ASCA apresenta potencial como ferramenta de avaliação do ajustamento escolar, reforçando a necessidade de estudos futuros para aprofundar sua validação e aplicabilidade no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe identification of behaviors that impact students' adjustment in the school environment is essential to promote a healthy and productive space. Educators play an important role in perceiving and managing these situations, and the presence of School Psychologists to assist these professionals would be crucial. However, in the Brazilian context, there is a shortage of scales adapted to evaluate such behaviors, as well as a lack of this type of psychologist. This study aimed to culturally adapt the Adjustment Scales for Children and Adolescents (ASCA) to Brazil and investigate its applicability in evaluating school adjustment. To achieve this, the following objectives were established: 1) to translate and culturally adapt the ASCA scale; 2) to obtain evidence of content validity; 3) to analyze its internal structure; and 4) to evaluate the applicability challenges of the scale. The participants were divided across the study stages: Study 1 included two translators, one reverse translator, and one collaborator; Study 2 involved five teachers and one collaborator; in Study 3, issues with data collection hindered obtaining the sample; and Study 4 included eight teachers. The results indicated that the scale is feasible and relevant, though studies on its validity for the Brazilian context are needed. Despite the difficulties faced in one of the data collection phases, it is concluded that the ASCA shows potential as a tool for evaluating school adjustment, reinforcing the need for future studies to further its validation and applicability in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectpercepção de professorespt_BR
dc.subjectajustamentopt_BR
dc.subjectpsicologia escolarpt_BR
dc.subjectadaptação culturalpt_BR
dc.subjectASCApt_BR
dc.subjectteachers' perceptionpt_BR
dc.subjectadjustmentpt_BR
dc.subjectschool psychologypt_BR
dc.subjectcultural adaptationpt_BR
dc.titleAdaptação brasileira da escala de ajustamento para Crianças e adolescentes - ASCApt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes0143356011677521pt_BR
puc.advisorLattes8649532766623043pt_BR
puc.refereeAmbiel, Rodolfo Augusto Matteo
puc.refereeGouveia, Valdiney Veloso
puc.refereeLattes5057292997836738pt_BR
puc.refereeLattes6960379064948678pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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