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dc.contributor.advisorVitorino, Artur José Renda
dc.contributor.authorAguiar, Gustavo Ricciardi Fábregas de
dc.date.accessioned2025-03-18T12:59:28Z
dc.date.available2025-03-18T12:59:28Z
dc.date.issued2024-12-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17602
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como fundamento a Teoria Social Cognitiva. Os estudos pautados nessa teoria indicam que o uso de estratégias cognitivas - como as habilidades de leitura, seleção de trechos, elaboração de resumos e mapas conceituais - e metacognitivas - focadas no planejamento, monitoramento e, finalmente, regulação -, são entendidas como partes de um mesmo processo a serviço da aprendizagem. O levantamento bibliográfico inicial indicou uma lacuna nas pesquisas brasileiras sobre o impacto das estratégias autorregulatórias nas Ciências Humanas. Novas buscas sobre o estado da arte revelaram a necessidade de mais produções voltadas à construção de cursos de formação continuada a partir da Teoria Social Cognitiva. Diante deste cenário, procuramos verificar em que medida as estratégias cognitivas e metacognitivas, ministradas a professores em exercício por meio de um curso de aprimoramento profissional, poderiam contribuir para aperfeiçoar o ensino de história no ensino básico e promover a autonomia dos estudantes. Nossas hipóteses iniciais eram as de que (1) os professores, ao receberem uma formação alicerçada na Teoria Social Cognitiva, seriam capazes de incorporar contribuições desta teoria em suas práticas pessoais e profissionais, e que (2) o uso destas estratégias seria percebido como um elemento capaz de desenvolver a autonomia dos estudantes em seus processos de planejamento prévio, organização de estudos e incorporação dos objetos de conhecimento (conteúdos), habilidades e competências relacionadas ao ensino de História no ensino básico. Trata-se de uma pesquisaintervenção, a qual envolveu indiretamente seiscentos alunos e diretamente sessenta professores de duas escolas privadas de Campinas-SP, responsáveis por ministrar aulas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os docentes participaram de 15 encontros de formação sobre o ensino de estratégias de aprendizagem, com um intervalo entre eles de quinze dias. A produção do material empírico envolveu o preenchimento de formulários ao longo do curso de formação, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas ao seu final. Os resultados analisados revelam que a incorporação de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem, sob a lógica da infusão curricular, são capazes de transformar de modo significativo o ensino das ciências humanas no ensino fundamental. Para além de um ensino enciclopédico voltado à simples memorização de informações, constatamos caminhos para promover um maior protagonismo aos estudantes, mesmo em séries iniciais. A respeito do curso oferecido, buscamos promover a troca de experiências entre os profissionais, valorizando suas trajetórias e conhecimentos, em busca da promoção de uma atuação profissional que torne o ato de pesquisar e refletir sobre as próprias ações algo inerente à prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis research was based on Social Cognitive Theory. Several studies based on this theory indicate that the use of cognitive strategies – such as reading skills, selection of passages, preparation of summaries and conceptual maps – and also metacognitive strategies – focused on planning, monitoring and, finally, regulation – are understood as parts of the same process in service of learning. The initial bibliographic survey indicated a gap in Brazilian researches on the impact of self-regulatory strategies in human sciences. A new bibliographic survey revealed the need for more productions aimed at the construction of continuing educational courses based on Social Cognitive Theory. Considering this scenario, we sought to verify to what extent cognitive and metacognitive strategies, taught to in-service teachers through a professional development course, could contribute to improving history teaching in elementary school and promoting student autonomy. Our initial hypotheses were that (1) teachers, upon receiving training based on Social Cognitive Theory, would be able to incorporate contributions from this theory into their personal and professional practices. We also believed that (2) the use of these strategies would be perceived as an element capable of developing student´s autonomy in their process of prior planning, organization of studies and incorporation of scholar contents, skills and competences related to teaching History in basic education. This is an intervention research, which involved six hundred students and directly involved sixty teachers from two private schools in Campinas-SP, responsible for teaching classes from the 1st to 9th grade of Elementary School. The teachers participated in 15 training sessions on teaching learning strategies, with a fifteen-day interval between them. The production of empirical material involved filling out forms throughout the training course, as well as conducting semi-structured interviews at the end. The results analyzed reveal that the incorporation of cognitive and metacognitive learning strategies, under the logic of curricular infusion, can significantly transform the teaching of human sciences in elementary school. Beyond an encyclopedic teaching focused on the simple memorization of information, we found ways to promote greater protagonism among students, even in the early grades. Regarding the course offered, we seek to promote the exchange of experiences among professionals, valuing their trajectories and knowledge, seeking to promote a professional performance that makes the act of researching and reflecting on one´s own actions something inherent to pedagogical practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subjectTeoria Social Cognitivapt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessional teacher developmentpt_BR
dc.subjectSocial Cognitive Theorypt_BR
dc.subjectSelfregulation of learningpt_BR
dc.titleO desenvolvimento profissional docente e a teoria social cognitivapt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes0455813534436650pt_BR
puc.advisorLattes3811004108670430pt_BR
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeLopes, Celi Aparecida Espasandin
puc.refereeFior, Camila Alves
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeLattes7025380679558216pt_BR
puc.refereeLattes9699186251670702pt_BR
puc.refereeLattes7965367748728519pt_BR
puc.refereeLattes7126514256674237pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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