dc.contributor.advisor | Vitorino, Artur José Renda | |
dc.contributor.author | Aguiar, Gustavo Ricciardi Fábregas de | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T12:59:28Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T12:59:28Z | |
dc.date.issued | 2024-12-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17602 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como fundamento a Teoria Social Cognitiva. Os estudos
pautados nessa teoria indicam que o uso de estratégias cognitivas - como as
habilidades de leitura, seleção de trechos, elaboração de resumos e mapas
conceituais - e metacognitivas - focadas no planejamento, monitoramento e,
finalmente, regulação -, são entendidas como partes de um mesmo processo a serviço
da aprendizagem. O levantamento bibliográfico inicial indicou uma lacuna nas
pesquisas brasileiras sobre o impacto das estratégias autorregulatórias nas Ciências
Humanas. Novas buscas sobre o estado da arte revelaram a necessidade de mais
produções voltadas à construção de cursos de formação continuada a partir da Teoria
Social Cognitiva. Diante deste cenário, procuramos verificar em que medida as
estratégias cognitivas e metacognitivas, ministradas a professores em exercício por
meio de um curso de aprimoramento profissional, poderiam contribuir para aperfeiçoar
o ensino de história no ensino básico e promover a autonomia dos estudantes. Nossas
hipóteses iniciais eram as de que (1) os professores, ao receberem uma formação
alicerçada na Teoria Social Cognitiva, seriam capazes de incorporar contribuições
desta teoria em suas práticas pessoais e profissionais, e que (2) o uso destas
estratégias seria percebido como um elemento capaz de desenvolver a autonomia
dos estudantes em seus processos de planejamento prévio, organização de estudos
e incorporação dos objetos de conhecimento (conteúdos), habilidades e competências
relacionadas ao ensino de História no ensino básico. Trata-se de uma pesquisaintervenção, a qual envolveu indiretamente seiscentos alunos e diretamente sessenta
professores de duas escolas privadas de Campinas-SP, responsáveis por ministrar
aulas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os docentes participaram de 15
encontros de formação sobre o ensino de estratégias de aprendizagem, com um
intervalo entre eles de quinze dias. A produção do material empírico envolveu o
preenchimento de formulários ao longo do curso de formação, bem como a realização
de entrevistas semiestruturadas ao seu final. Os resultados analisados revelam que a
incorporação de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem, sob a
lógica da infusão curricular, são capazes de transformar de modo significativo o ensino
das ciências humanas no ensino fundamental. Para além de um ensino enciclopédico
voltado à simples memorização de informações, constatamos caminhos para
promover um maior protagonismo aos estudantes, mesmo em séries iniciais. A
respeito do curso oferecido, buscamos promover a troca de experiências entre os
profissionais, valorizando suas trajetórias e conhecimentos, em busca da promoção
de uma atuação profissional que torne o ato de pesquisar e refletir sobre as próprias
ações algo inerente à prática pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research was based on Social Cognitive Theory. Several studies based on this
theory indicate that the use of cognitive strategies – such as reading skills, selection
of passages, preparation of summaries and conceptual maps – and also metacognitive
strategies – focused on planning, monitoring and, finally, regulation – are understood
as parts of the same process in service of learning. The initial bibliographic survey
indicated a gap in Brazilian researches on the impact of self-regulatory strategies in
human sciences. A new bibliographic survey revealed the need for more productions
aimed at the construction of continuing educational courses based on Social Cognitive
Theory. Considering this scenario, we sought to verify to what extent cognitive and
metacognitive strategies, taught to in-service teachers through a professional
development course, could contribute to improving history teaching in elementary
school and promoting student autonomy. Our initial hypotheses were that (1) teachers,
upon receiving training based on Social Cognitive Theory, would be able to incorporate
contributions from this theory into their personal and professional practices. We also
believed that (2) the use of these strategies would be perceived as an element capable
of developing student´s autonomy in their process of prior planning, organization of
studies and incorporation of scholar contents, skills and competences related to
teaching History in basic education. This is an intervention research, which involved
six hundred students and directly involved sixty teachers from two private schools in
Campinas-SP, responsible for teaching classes from the 1st to 9th grade of Elementary
School. The teachers participated in 15 training sessions on teaching learning
strategies, with a fifteen-day interval between them. The production of empirical
material involved filling out forms throughout the training course, as well as conducting
semi-structured interviews at the end. The results analyzed reveal that the
incorporation of cognitive and metacognitive learning strategies, under the logic of
curricular infusion, can significantly transform the teaching of human sciences in
elementary school. Beyond an encyclopedic teaching focused on the simple
memorization of information, we found ways to promote greater protagonism among
students, even in the early grades. Regarding the course offered, we seek to promote
the exchange of experiences among professionals, valuing their trajectories and
knowledge, seeking to promote a professional performance that makes the act of
researching and reflecting on one´s own actions something inherent to pedagogical
practice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_BR |
dc.subject | Teoria Social Cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professional teacher development | pt_BR |
dc.subject | Social Cognitive Theory | pt_BR |
dc.subject | Selfregulation of learning | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento profissional docente e a teoria social cognitiva | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0455813534436650 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Lopes, Celi Aparecida Espasandin | |
puc.referee | Fior, Camila Alves | |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7965367748728519 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |