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dc.contributor.advisorLopes, Celi Aparecida Espasandin
dc.contributor.authorBortolucci, Marina de Souza
dc.date.accessioned2025-03-18T13:09:58Z
dc.date.available2025-03-18T13:09:58Z
dc.date.issued2024-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17603
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado1 surgiu a partir das inquietações vivenciadas pela professorapesquisadora em sua sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pósgraduação em Educação da PUC-Campinas. A pesquisa visou responder à questão: quais tarefas matemáticas, relacionadas à oralidade, promovem o desenvolvimento do sentido do número em alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental? De tal questão emanou o objetivo geral da pesquisa que é identificar as tarefas e as intervenções pedagógicas da professora-pesquisadora, pautadas na oralidade, que favorecem o desenvolvimento do sentido do número de uma turma de 1.º ano do Ensino Fundamental, através da socialização de diferentes estratégias utilizadas na resolução de problemas pelos alunos. Os objetivos específicos são: (i) investigar as potencialidades da resolução de problemas na ampliação do sentido do número nas crianças da turma investigada; (ii) verificar como o processo de socialização das tarefas matemáticas realizadas impulsiona a oralidade e favorece a ampliação do sentido do número; (iii) explorar as mediações realizadas pela professora-pesquisadora, observando quais foram as contribuições e limitações destas. A tese que nos propomos a defender foi a de que o ensino da matemática deve oportunizar situações planejadas e intencionais de oralidade em sala de aula, pois estas, com mediações realizadas pela professora, favorecem o estabelecimento de relações numéricas, fundamentais para o desenvolvimento do sentido do número. A pesquisa foi realizada com uma turma de 1.º ano em que a pesquisadora atuou como docente no ano letivo de 2022. Tem abordagem qualitativa, de natureza interventiva, com metodologia de pesquisa na/da própria prática. Foi feito um estudo bibliográfico acerca do sentido do número e da oralidade, além de um levantamento de tarefas pedagógicas para serem desenvolvidas com a turma. As crianças foram convidadas a explicitarem suas estratégias de resolução em atividades realizadas com toda a classe, nos horários regulares de aula, que foram registradas por videogravações. As transcrições das videogravações resultaram em narrativas pedagógicas, que foram analisadas a partir de três eixos: (i) indícios de produção de sentido sobre o mundo: o que emergiu nos diálogos das crianças em relação ao sentido do número?; (ii) intervenções da professorapesquisadora; e (iii) potencialidades da tarefa pedagógica para o desenvolvimento do sentido do número. Conclui-se que as tarefas pedagógicas analisadas demonstraram grande potencial para o desenvolvimento do sentido do número, ao promoverem reflexões sobre as relações numéricas, cálculos e características do sistema de numeração. Evidenciou-se, ainda, a importância de oferecer, intencionalmente, momentos em sala de aula que favoreçam a apropriação do gênero oral pelas crianças, ampliando seus repertórios para comunicar estratégias de resolução. No entanto, para alcançar os objetivos propostos, o papel do professor é imprescindível. Cabe a ele realizar mediações necessárias e cultivar um ambiente de aprendizagem seguro, onde os alunos se sintam encorajados a arriscar, compartilhar ideias e interagir com a turma.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral research emerged from the concerns experienced by the teacher-researcher in her classroom of Elementary School. It is part of the research line "Teacher Education and Pedagogical Practices" of the Graduate Program in Education at PUC-Campinas. The study aimed to address the following question: what mathematical tasks, related to orality, promote the development of number sense in 1st-grade Elementary School students? This question gave rise to the general objective of the research: to identify tasks and the pedagogical interventions of the teacher-researcher, based on orality, that foster the development of number sense in a 1stgrade class through the socialization of different strategies used by students in problem-solving. The specific objectives are: (i) to investigate the potential of problem-solving in enhancing the number sense of the studied class; (ii) to analyze how the process of socializing mathematical tasks boosts orality and contributes to the development of number sense; (iii) to explore the teacher-researcher's interventions, observing their contributions and limitations. The thesis proposed for defense argues that mathematics teaching should provide intentional and planned opportunities for orality in the classroom. These opportunities, coupled with teacher-mediated activities, promote the establishment of numerical relationships that are fundamental to the development of number sense. The research was conducted with a 1st-grade class in which the researcher served as the teacher during the 2022 school year. It adopts a qualitative approach with an interventionist nature, employing a methodology of research within one's own practice. A bibliographic study on number sense and orality was conducted, along with the design of pedagogical tasks to be developed with the class. The children were invited to explain their problem-solving strategies during activities conducted with the whole class during regular school hours, which were documented through video recordings. The video transcriptions were transformed into pedagogical narratives and analyzed through three main axes: (i) evidence of sense-making about the world: what emerged from the children's dialogues regarding number sense?; (ii) teacher-researcher's interventions; and (iii) potential of the pedagogical task to enhance number sense. The findings suggest that the analyzed pedagogical tasks showed significant potential for the development of number sense, fostering reflections on numerical relationships, calculations, and characteristics of the number system. Furthermore, the study highlighted the importance of intentionally creating moments in the classroom to help children develop their orality and expand their repertoire for communicating problem-solving strategies. However, achieving the desired objectives requires the essential role of the teacher in providing appropriate mediations and cultivating a safe learning environment where students feel encouraged to take risks, share ideas, and interact with their peers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSentido do Númeropt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectNumber Sensept_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.title“Como você pensou?”: a oralidade e o desenvolvimento do sentido do número em crianças do 1.º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes3099178375074317pt_BR
puc.advisorLattes9699186251670702pt_BR
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeVitorino, Artur José Renda
puc.refereeNacarato, Adair Mendes
puc.refereeGrando, Regina Célia
puc.refereeLattes5277455644761315pt_BR
puc.refereeLattes3811004108670430pt_BR
puc.refereeLattes4651130852101924pt_BR
puc.refereeLattes6878232320203358pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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