dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Aparecida Espasandin | |
dc.contributor.author | Bortolucci, Marina de Souza | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T13:09:58Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T13:09:58Z | |
dc.date.issued | 2024-12-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17603 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de doutorado1
surgiu a partir das inquietações vivenciadas pela professorapesquisadora em sua sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está inserida na
linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pósgraduação em Educação da PUC-Campinas. A pesquisa visou responder à questão: quais tarefas
matemáticas, relacionadas à oralidade, promovem o desenvolvimento do sentido do número em
alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental? De tal questão emanou o objetivo geral da pesquisa
que é identificar as tarefas e as intervenções pedagógicas da professora-pesquisadora, pautadas
na oralidade, que favorecem o desenvolvimento do sentido do número de uma turma de 1.º ano
do Ensino Fundamental, através da socialização de diferentes estratégias utilizadas na resolução
de problemas pelos alunos. Os objetivos específicos são: (i) investigar as potencialidades da
resolução de problemas na ampliação do sentido do número nas crianças da turma investigada;
(ii) verificar como o processo de socialização das tarefas matemáticas realizadas impulsiona a
oralidade e favorece a ampliação do sentido do número; (iii) explorar as mediações realizadas
pela professora-pesquisadora, observando quais foram as contribuições e limitações destas. A
tese que nos propomos a defender foi a de que o ensino da matemática deve oportunizar
situações planejadas e intencionais de oralidade em sala de aula, pois estas, com mediações
realizadas pela professora, favorecem o estabelecimento de relações numéricas, fundamentais
para o desenvolvimento do sentido do número. A pesquisa foi realizada com uma turma de 1.º
ano em que a pesquisadora atuou como docente no ano letivo de 2022. Tem abordagem
qualitativa, de natureza interventiva, com metodologia de pesquisa na/da própria prática. Foi
feito um estudo bibliográfico acerca do sentido do número e da oralidade, além de um
levantamento de tarefas pedagógicas para serem desenvolvidas com a turma. As crianças foram
convidadas a explicitarem suas estratégias de resolução em atividades realizadas com toda a
classe, nos horários regulares de aula, que foram registradas por videogravações. As
transcrições das videogravações resultaram em narrativas pedagógicas, que foram analisadas a
partir de três eixos: (i) indícios de produção de sentido sobre o mundo: o que emergiu nos
diálogos das crianças em relação ao sentido do número?; (ii) intervenções da professorapesquisadora; e (iii) potencialidades da tarefa pedagógica para o desenvolvimento do sentido
do número. Conclui-se que as tarefas pedagógicas analisadas demonstraram grande potencial
para o desenvolvimento do sentido do número, ao promoverem reflexões sobre as relações
numéricas, cálculos e características do sistema de numeração. Evidenciou-se, ainda, a
importância de oferecer, intencionalmente, momentos em sala de aula que favoreçam a
apropriação do gênero oral pelas crianças, ampliando seus repertórios para comunicar
estratégias de resolução. No entanto, para alcançar os objetivos propostos, o papel do professor
é imprescindível. Cabe a ele realizar mediações necessárias e cultivar um ambiente de
aprendizagem seguro, onde os alunos se sintam encorajados a arriscar, compartilhar ideias e
interagir com a turma. | pt_BR |
dc.description.abstract | This doctoral research emerged from the concerns experienced by the teacher-researcher in her
classroom of Elementary School. It is part of the research line "Teacher Education and
Pedagogical Practices" of the Graduate Program in Education at PUC-Campinas. The study
aimed to address the following question: what mathematical tasks, related to orality, promote
the development of number sense in 1st-grade Elementary School students? This question gave
rise to the general objective of the research: to identify tasks and the pedagogical interventions
of the teacher-researcher, based on orality, that foster the development of number sense in a 1stgrade class through the socialization of different strategies used by students in problem-solving.
The specific objectives are: (i) to investigate the potential of problem-solving in enhancing the
number sense of the studied class; (ii) to analyze how the process of socializing mathematical
tasks boosts orality and contributes to the development of number sense; (iii) to explore the
teacher-researcher's interventions, observing their contributions and limitations. The thesis
proposed for defense argues that mathematics teaching should provide intentional and planned
opportunities for orality in the classroom. These opportunities, coupled with teacher-mediated
activities, promote the establishment of numerical relationships that are fundamental to the
development of number sense. The research was conducted with a 1st-grade class in which the
researcher served as the teacher during the 2022 school year. It adopts a qualitative approach
with an interventionist nature, employing a methodology of research within one's own practice.
A bibliographic study on number sense and orality was conducted, along with the design of
pedagogical tasks to be developed with the class. The children were invited to explain their
problem-solving strategies during activities conducted with the whole class during regular
school hours, which were documented through video recordings. The video transcriptions were
transformed into pedagogical narratives and analyzed through three main axes: (i) evidence of
sense-making about the world: what emerged from the children's dialogues regarding number
sense?; (ii) teacher-researcher's interventions; and (iii) potential of the pedagogical task to
enhance number sense. The findings suggest that the analyzed pedagogical tasks showed
significant potential for the development of number sense, fostering reflections on numerical
relationships, calculations, and characteristics of the number system. Furthermore, the study
highlighted the importance of intentionally creating moments in the classroom to help children
develop their orality and expand their repertoire for communicating problem-solving strategies.
However, achieving the desired objectives requires the essential role of the teacher in providing
appropriate mediations and cultivating a safe learning environment where students feel
encouraged to take risks, share ideas, and interact with their peers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Sentido do Número | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Number Sense | pt_BR |
dc.subject | Orality | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.title | “Como você pensou?”: a oralidade e o desenvolvimento do sentido do número em crianças do 1.º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3099178375074317 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.referee | Nacarato, Adair Mendes | |
puc.referee | Grando, Regina Célia | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4651130852101924 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6878232320203358 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |