dc.contributor.advisor | Doretto, Juliana | |
dc.contributor.author | Dias, Rebeca de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T14:10:34Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T14:10:34Z | |
dc.date.issued | 2024-06-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17608 | |
dc.description.abstract | No senso comum, a juventude é considerada como sem interesse em conteúdos
direcionados à política. No entanto, os jovens querem conhecer melhor o cenário
político, mas o fato de eles serem tratados como distantes desse campo acaba por
afastá-los ainda mais dessas discussões. Por outro lado, a mídia digital hoje é um
elemento indispensável no tempo de lazer dos jovens, e o fato de a internet ser um
meio especialmente apreciado pelas gerações mais novas pode funcionar como uma
motivação extra para chamar os jovens à vida política, já que os discursos nas mídias
digitais têm a capacidade de influenciar o espaço público. Nesse sentido, com a
popularização dos chamados influenciadores digitais, estes passaram a ocupar
espaços antes restritos às personalidades políticas ou que se destacavam nas mídias
convencionais, conquistando uma audiência fiel no meio virtual, a partir de conteúdos
independentes. Esses agentes são definidos como aqueles com poder de influenciar
no estilo de vida, gostos e bens culturais daqueles que estão em sua rede. Entre eles,
estão alguns jovens, que se dedicam especialmente ao debate político-partidário,
como foco na audiência juvenil. Destacamos dois perfis no Instagram que reúnem mais
de 100 mil seguidores: Nanda Schmidt Baccelli, situada no campo da direita, e Laura
Sabino, que se declara à esquerda. Assim, numa perspectiva interdisciplinar, este
trabalho teve como objetivo principal identificar o modo como alguns desses
influenciadores digitais elaboram e direcionam esses conteúdos políticos para a
população jovem. Utilizamos análise de conteúdo como metodologia, com o estudo
de 20 vídeos com maior número de interações publicados em 2022 nas redes dessas
duas influenciadoras digitais. Na pesquisa adotou-se a metodologia de Análise de
Conteúdo (Bardin, 1977), para definir elementos dos vídeos que seriam
selecionados, descritos e interpretados. Com base nas análises, foi possível verificar
que os vídeos de ambas as influenciadoras obedecem em geral aos preceitos
formais da plataforma Instagram, em busca de alcance e visibilidade, com cortes e
velocidade. Laura Sabino, porém, subverte a duração convencional dos vídeos e
assim consegue desenvolver ideias com mais profundidade, apoiando-se sobretudo
no discurso jornalístico, e também no humor. Nanda Schmidt, no entanto, não
apenas é superficial em sua argumentação como reverbera desinformação. Nos dois
casos, porém, não parece haver de fato interesse em dialogar com um jovem da
corrente política contrária, já que, quando essas figuras são invocadas nos vídeos,
isso é feito de forma irônica. Isso nos leva debater se há aqui a preocupação em
vencer a disputa discursiva nas redes, ou se a intenção é apenas criar uma caixa de
ressonância para pessoas que se alinham às visões das influenciadoras. | pt_BR |
dc.description.abstract | In common sense, young people are considered to be uninterested in content focused
on politics. However, young people want to know more about the political scene, but
the fact that they are treated as distant from this field ends up distancing them even
further from these discussions. On the other hand, digital media today is an
indispensable element in young people's leisure time, and the fact that the internet is
a medium especially appreciated by younger generations can act as an extra
motivation to attract young people to political life, since Discourses in digital media
have the ability to influence public space. In this sense, with the popularization of socalled digital influencers, they began to occupy spaces previously restricted to political
personalities or those who stood out in conventional media, gaining a loyal audience
in the virtual environment, through independent content. These agents are defined as
those with the power to influence the lifestyle, tastes and cultural assets of those in
their network. Among them are some young people, who are especially dedicated to
party political debate, with a focus on the youth audience. We highlight two Instagram
profiles that have more than 100 thousand followers: Nanda Schmidt Baccelli, located
on the right and Laura Sabino, who declares herself on the left. Thus, from an
interdisciplinary perspective, this work's main objective was to identify the way in
which some of these digital influencers prepare and direct this political content to the
young population. We used content analysis as a methodology, with the study of 20
videos with the highest number of interactions published in 2022 on the networks of
these two digital influencers. In the research, the Content Analysis methodology
(Bardin, 1977) was adopted to define elements of the videos that would be selected,
described and interpreted. Based on the analysis, it was possible to verify that the
videos of both influencers generally comply with the formal precepts of the Instagram
platform, in search of reach and visibility, with cuts and speed. Laura Sabino,
however, subverts the conventional length of mediums and thus manages to develop
ideas in more depth, relying mainly on journalistic discourse, and also on humor.
Nanda Schmidt, however, is not only superficial in his arguments but also echoes
misinformation. In both cases, however, there does not seem to be any real interest
in dialoguing with a young person from the opposite political current, since, when
these figures are invoked in the videos, it is done ironically. This leads us to debate
whether there is a concern here with winning the discursive dispute on the networks,
or whether the intention is just to create a sounding board for people who align
themselves with the influencers' views. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Instagram | pt_BR |
dc.subject | Digital Influencers | pt_BR |
dc.subject | Youth | pt_BR |
dc.subject | Politics | pt_BR |
dc.subject | Social Media | pt_BR |
dc.title | Política para jovens: estratégias de comunicação de influenciadores digitais no Instagram | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0839502752835830 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4034826865768689 | pt_BR |
puc.referee | Soares, Rosana de Lima | |
puc.referee | Silva, Tarcísio Torres | |
puc.refereeLattes | 5241011640369563 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3425631891607984 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |