| dc.contributor.advisor | Silva, Tarcisio Torres | |
| dc.contributor.author | Kirchner, Daniel Sales | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-18T14:17:26Z | |
| dc.date.available | 2025-03-18T14:17:26Z | |
| dc.date.issued | 2024-05-28 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17609 | |
| dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho dedicou-se a explorar um referencial que
compreendesse o espaço da arte, visto aqui, como um meio de interação entre
os indivíduos, as expressões artísticas e o território. Através do encontro entre o
público e a arte, surgem trocas, atravessamentos, interseções e debates
pertencentes a discussões relacionadas ao local e ao global e que, de algum
modo, influenciam as sociedades que ali estão inseridas. Para a compreensão e
aprofundamento do conceito de espaço foram utilizados os trabalhos
desenvolvidos por Santos, Haesbaert, Canton e Gomes. O conceito de arte foi
abordado na perspectiva de Cauquelin, Bourdieu e Haacke, Furegatti e
Bortulucce. O diálogo entre os dois conceitos possibilitou constituir o
entendimento sobre espaço da arte partindo do pressuposto de ser um lugar que
proporciona o contato com a arte seja de forma expositiva, interativa, criativa ou
de ensino-aprendizagem. Notada a amplitude das possibilidades de espaços, foi
estabelecido um recorte elegendo os festivais como proposto por Hobsbawm,
Han e Fléchet. A escolha por esse recorte deve-se ao dinamismo que o festival
como espaço da arte proporciona à sociedade contemporânea. Ao fim, foi
realizado um estudo de caso tendo como objeto o Festival Arte Serrinha, que
acontece anualmente no município de Bragança Paulista/SP com o propósito de
observar de que maneira o espaço da arte pode ser configurado. Para isso, foi
pesquisado o lugar onde se encontra, sua origem, suas edições, suas interações
com o território em que está inserido, e destaques de momentos "marcantes" de
sua existência. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: This work was dedicated to exploring a framework for understanding
the art space, seen here as a means of interaction between individuals, artistic
expressions and the territory. Through the encounter between the public and art,
there are exchanges, crossings, intersections and debates that belong to
discussions related to the local and the global and that, in some way, influence
the societies that are inserted there. In order to understand and deepen the
concept of space, the works developed by Santos, Haesbaert, Canton and
Gomes were used. The concept of art was approached from the perspective of
Cauquelin, Bourdieu and Haacke, Furegatti and Bortulucce. The dialog between
the two concepts made it possible to form an understanding of the art space
based on the assumption that it is a place that provides contact with art, whether
in an exhibition, interactive, creative or teaching-learning way. Having noted the
wide range of possible spaces, a selection was made, choosing festivals as
proposed by Hobsbawm, Han and Fléchet. This was chosen because of the
dynamism that the festival as a space for art brings to contemporary society.
Finally, a case study was carried out of the Serrinha Art Festival, which takes
place annually in the municipality of Bragança Paulista/SP, with the aim of
observing how the art space can be configured. To this end, the place where it is
located, its origin, its editions, its interactions with the territory in which it is
located, and highlights of "remarkable" moments in its existence were
researched. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Espaço da arte | pt_BR |
| dc.subject | Festival Arte Serrinha | pt_BR |
| dc.subject | Heterotopia | pt_BR |
| dc.subject | Território | pt_BR |
| dc.subject | Art space | pt_BR |
| dc.subject | Serrinha Art Festival | pt_BR |
| dc.subject | Heterotopia | pt_BR |
| dc.subject | Territory | pt_BR |
| dc.title | Os festivais enquanto espaço da arte: um estudo de caso no Festival Arte Serrinha | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 1701208753156565 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 3425631891607984 | pt_BR |
| puc.referee | Furegattii, Sylvia Helena | |
| puc.referee | Donati, Luisa Angélica Paraguai | |
| puc.refereeLattes | 2868485191032212 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 6616305768133913 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
| puc.embargo | 24 meses após a data da defesa | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |