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dc.contributor.advisorSilva, Tarcisio Torres
dc.contributor.authorMachado, Fernanda Martins
dc.date.accessioned2025-03-18T14:25:40Z
dc.date.available2025-03-18T14:25:40Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17610
dc.description.abstractA rede social TikTok, lançada em 2016 ainda como Douyin na China, é mais uma das ferramentas informacionais que contribuem para consolidar o processo de midiatização da política e de atores políticos no cenário contemporâneo. Midiatização pode ser entendida como a adoção de estratégias, recursos e linguagens por parte de atores sociais que buscam na aplicação de uma lógica midiática elementos para otimizar a comunicação com seus públicos. Considerando o cenário polarizado que divide os adversários em binários e o histórico recente do ativismo político nas redes, observou-se que expressões como “família tradicional”, “liberdade econômica” e “valores cristãos” são associadas a postagens de viés conservador, enquanto termos como “justiça social”, “igualdade racial” e “anticapitalismo” emergem nas publicações com foco progressista. Além disso, estratégias midiáticas como uso de memes, hashtags e símbolos ideológicos são frequentemente utilizadas pelos atores políticos para se colocarem de um lado ou de outro do espectro ideológico e partidário. Como estratégia de investigação, foram criadas duas contas no TikTok, sendo uma voltada para receber conteúdos de direita e outra, de esquerda. Essa abordagem permitiu observar como o algoritmo adapta os conteúdos conforme o comportamento do usuário, mas também demonstrou que, ao diversificar as hashtags, é possível “furar” as bolhas algorítmicas e acessar conteúdos fora das preferências iniciais. A partir de então, adotamos uma amostragem por interesse para selecionar dois perfis de produtores de conteúdos políticos no TikTok (@transdedireita.sp4 e @pastordeesquerda) que desafiassem estereótipos. Com os dados obtidos, aplicamos ferramentais da Análise de Conteúdo fundamentada nos conceitos de Bardin (1977), combinada com o referencial teórico dos estudos de linguagem e mídia, bem como com o diálogo com o campo das ciências políticas. Diante do crescimento da plataforma, que se tornou a rede social de marca mais valiosa do mundo e de sua utilização como ferramenta de divulgação de conteúdo político, a pesquisa mostrou-se relevante à medida em que poucos registros de estudos científicos foram até agora localizados a respeito da inserção do aplicativo em cenário de polarização. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido contribui para uma melhor compreensão da pertinência ou não desta rede social – e dos interesses mercantis que sustentam as chamadas big techs – no campo político e na sociedade em geral.pt_BR
dc.description.abstractThe social network TikTok, launched in 2016 as Douyin in China, is one of the informational tools that contribute to consolidating the process of mediatization of politics and political actors in the contemporary landscape. Mediatization can be understood as the adoption of strategies, resources, and languages by social actors who seek to optimize communication with their audiences through the application of a media logic. Considering the polarized scenario that divides adversaries into binary groups and the recent history of political activism on social media, it was observed that expressions such as “traditional family,” “economic freedom,” and “Christian values” are associated with conservative posts, while terms like “social justice,” “racial equality,” and “anticapitalism” emerge in progressive-focused publications. Additionally, media strategies such as the use of memes, hashtags, and ideological symbols are frequently employed by political actors to position themselves on one side of the ideological and partisan spectrum. As part of the research strategy, two TikTok accounts were created: one aimed at receiving right-wing content and the other left-wing content. This approach allowed the observation of how the algorithm adapts content based on user behavior but also demonstrated that by diversifying hashtags, it is possible to “break” the algorithmic bubbles and access content outside initial preferences. From this point, an interest-based sampling method was used to select two political content producers’ profiles on TikTok (@transdedireita.sp4 and @pastordeesquerda) that challenge stereotypes. With the data obtained, Content Analysis tools based on Bardin’s concepts (1977) were applied, combined with theoretical references from language, media, and art studies, as well as dialogue with political science. Given the platform’s growth, which has become the most valuable social media brand in the world, and its use as a tool for disseminating political content, this research is relevant since few scientific studies have been found concerning the app's insertion in a polarized scenario. In this sense, the work developed contributes to a better understanding of the relevance of this social network – and the commercial interests behind the big techs – in the political field and society in general.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectpolíticapt_BR
dc.subjectpolarizaçãopt_BR
dc.subjectredes sociais digitaispt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.subjectMediatizationpt_BR
dc.subjectpolicypt_BR
dc.subjectpolarizationpt_BR
dc.subjectdigital social networkspt_BR
dc.titleA representação do binômio esquerda/direita no brasil: análise de dois perfis no TikTokpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes8398289669867768pt_BR
puc.advisorLattes3425631891607984pt_BR
puc.refereeDoretto, Juliana
puc.refereeLonghi, Raquel Ritter
puc.refereeLattes4034826865768689pt_BR
puc.refereeLattes4649814099154237pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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