dc.contributor.advisor | Silva, Tarcisio Torres | |
dc.contributor.author | Machado, Fernanda Martins | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T14:25:40Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T14:25:40Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17610 | |
dc.description.abstract | A rede social TikTok, lançada em 2016 ainda como Douyin na China, é mais uma das
ferramentas informacionais que contribuem para consolidar o processo de midiatização da
política e de atores políticos no cenário contemporâneo. Midiatização pode ser entendida como
a adoção de estratégias, recursos e linguagens por parte de atores sociais que buscam na
aplicação de uma lógica midiática elementos para otimizar a comunicação com seus públicos.
Considerando o cenário polarizado que divide os adversários em binários e o histórico recente
do ativismo político nas redes, observou-se que expressões como “família tradicional”,
“liberdade econômica” e “valores cristãos” são associadas a postagens de viés conservador,
enquanto termos como “justiça social”, “igualdade racial” e “anticapitalismo” emergem nas
publicações com foco progressista. Além disso, estratégias midiáticas como uso de memes,
hashtags e símbolos ideológicos são frequentemente utilizadas pelos atores políticos para se
colocarem de um lado ou de outro do espectro ideológico e partidário. Como estratégia de
investigação, foram criadas duas contas no TikTok, sendo uma voltada para receber conteúdos
de direita e outra, de esquerda. Essa abordagem permitiu observar como o algoritmo adapta os
conteúdos conforme o comportamento do usuário, mas também demonstrou que, ao diversificar
as hashtags, é possível “furar” as bolhas algorítmicas e acessar conteúdos fora das preferências
iniciais. A partir de então, adotamos uma amostragem por interesse para selecionar dois perfis
de produtores de conteúdos políticos no TikTok (@transdedireita.sp4 e @pastordeesquerda) que
desafiassem estereótipos. Com os dados obtidos, aplicamos ferramentais da Análise de
Conteúdo fundamentada nos conceitos de Bardin (1977), combinada com o referencial teórico
dos estudos de linguagem e mídia, bem como com o diálogo com o campo das ciências políticas.
Diante do crescimento da plataforma, que se tornou a rede social de marca mais valiosa do
mundo e de sua utilização como ferramenta de divulgação de conteúdo político, a pesquisa
mostrou-se relevante à medida em que poucos registros de estudos científicos foram até agora
localizados a respeito da inserção do aplicativo em cenário de polarização. Nesse sentido, o
trabalho desenvolvido contribui para uma melhor compreensão da pertinência ou não desta rede
social – e dos interesses mercantis que sustentam as chamadas big techs – no campo político e
na sociedade em geral. | pt_BR |
dc.description.abstract | The social network TikTok, launched in 2016 as Douyin in China, is one of the informational
tools that contribute to consolidating the process of mediatization of politics and political actors
in the contemporary landscape. Mediatization can be understood as the adoption of strategies,
resources, and languages by social actors who seek to optimize communication with their
audiences through the application of a media logic. Considering the polarized scenario that
divides adversaries into binary groups and the recent history of political activism on social
media, it was observed that expressions such as “traditional family,” “economic freedom,” and
“Christian values” are associated with conservative posts, while terms like “social justice,”
“racial equality,” and “anticapitalism” emerge in progressive-focused publications.
Additionally, media strategies such as the use of memes, hashtags, and ideological symbols are
frequently employed by political actors to position themselves on one side of the ideological
and partisan spectrum. As part of the research strategy, two TikTok accounts were created: one
aimed at receiving right-wing content and the other left-wing content. This approach allowed
the observation of how the algorithm adapts content based on user behavior but also
demonstrated that by diversifying hashtags, it is possible to “break” the algorithmic bubbles
and access content outside initial preferences. From this point, an interest-based sampling
method was used to select two political content producers’ profiles on TikTok
(@transdedireita.sp4 and @pastordeesquerda) that challenge stereotypes. With the data
obtained, Content Analysis tools based on Bardin’s concepts (1977) were applied, combined
with theoretical references from language, media, and art studies, as well as dialogue with
political science. Given the platform’s growth, which has become the most valuable social
media brand in the world, and its use as a tool for disseminating political content, this research
is relevant since few scientific studies have been found concerning the app's insertion in a
polarized scenario. In this sense, the work developed contributes to a better understanding of
the relevance of this social network – and the commercial interests behind the big techs – in the
political field and society in general. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Midiatização | pt_BR |
dc.subject | política | pt_BR |
dc.subject | polarização | pt_BR |
dc.subject | redes sociais digitais | pt_BR |
dc.subject | TikTok | pt_BR |
dc.subject | Mediatization | pt_BR |
dc.subject | policy | pt_BR |
dc.subject | polarization | pt_BR |
dc.subject | digital social networks | pt_BR |
dc.title | A representação do binômio esquerda/direita no brasil: análise de dois perfis no TikTok | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8398289669867768 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3425631891607984 | pt_BR |
puc.referee | Doretto, Juliana | |
puc.referee | Longhi, Raquel Ritter | |
puc.refereeLattes | 4034826865768689 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4649814099154237 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |