| dc.contributor.advisor | Almozara, Paula Cristina Somenzari | |
| dc.contributor.author | Muner, Ana Clara Amato | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-18T14:34:15Z | |
| dc.date.available | 2025-03-18T14:34:15Z | |
| dc.date.issued | 2024-02-27 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17611 | |
| dc.description.abstract | O trabalho buscou abordar e questionar as condições de opressão ABSTRACT
impostas às mulheres pela sociedade patriarcal, através da produção
de uma série de trabalhos artísticos e de uma investigação teórica
baseada em estudos da memória e reflexões sobre arquivos
fotográficos. Como base para pesquisa, utilizou-se o acervo pessoal
de álbuns de família, em que foram investigadas as representações
de certas mulheres dentro das imagens selecionadas. Entende-se
que, tradicionalmente, as fotografias vernaculares têm sido
utilizadas para reforçar um modelo familiar socialmente aceito,
silenciando outras identidades e perpetuando um único padrão de
mulher. Nesse contexto, propôs-se a apropriação desses arquivos
como forma de construir novas memórias, inserindo-os no campo
estético e tensionando seu caráter documental. Ao explorar os
métodos fotomecânicos, a pesquisa enfatizou a materialidade e o
processo criativo envolvido na produção artística. Essas abordagens
ofereceram uma oportunidade para desconstruir e reconstruir
narrativas visuais, desafiando as representações tradicionais de
algumas mulheres na sociedade. O acervo fotográfico pessoal, os
formatos narrativos presentes nos álbuns de família e o processo
poético desenvolvido em torno deles foram vistos como
dispositivos metodológicos autoetnográficos, combinados com
uma pesquisa teórico-conceitual em uma relação dialógica com a
prática. Dessa forma, uma investigação em linguagens, mídia e arte
foi conduzida para compreender os sistemas simbólicos, discursos e
performatividades presentes nas imagens selecionadas como
objetos de construção de novos significados pautados pela
instauração poética. O objetivo central foi ampliar a reflexão sobre o
papel de algumas mulheres na sociedade patriarcal brasileira e
ressignificá-lo através de trabalhos artísticos. Assim, o projeto
buscou não apenas questionar as normas opressivas vigentes, mas
também criar um espaço para a expressão e a redefinição das
identidades de mulheres, utilizando a arte como ferramenta para
esse fim. | pt_BR |
| dc.description.abstract | The work sought to address and question the conditions of
oppression imposed on women by patriarchal society, through the
production of a series of artistic works and a theoretical
investigation based on memory studies and reflections on
photographic archives. As a basis for research, the personal
collection of family albums was used, in which the representations
of certain women within the selected images were investigated. It
is understood that, traditionally, vernacular photographs have been
used to reinforce a socially accepted family model, silencing other
identities and perpetuating a single standard of women. In this
context, the appropriation of these files was proposed as a way of
building new memories, inserting them into the aesthetic field and
tensioning their documentary character. By exploring the methods
photomechanics, the research emphasized materiality and the
creative process involved in artistic production. These approaches
offered an opportunity to deconstruct and reconstruct visual
narratives, challenging traditional representations of some women
in society. The personal photographic collection, the narrative
formats present in family albums and the poetic process developed
around them were seen as autoethnographic methodological
devices, combined with theoretical-conceptual research in a
dialogical relationship with practice. In this way, an investigation
into languages, media and art was conducted to understand the
symbolic systems, discourses and performativities present in the
selected images as objects for the construction of new meanings
guided by poetic establishment. The central objective was to
broaden the reflection on the role of some women in Brazilian
patriarchal society and re-signify it through artistic works. Thus,
the project sought not only to question current oppressive norms,
but also to create a space for the expression and redefinition of
women's identities, using art as a tool for this purpose. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Fotografia | pt_BR |
| dc.subject | Poéticas visuais | pt_BR |
| dc.subject | Álbum de família | pt_BR |
| dc.subject | Representações de mulheres | pt_BR |
| dc.subject | Arquivo | pt_BR |
| dc.subject | Memória | pt_BR |
| dc.subject | Photography | pt_BR |
| dc.subject | Visual poetics | pt_BR |
| dc.subject | Family album | pt_BR |
| dc.subject | Representations of women | pt_BR |
| dc.subject | Archive | pt_BR |
| dc.subject | Memory | pt_BR |
| dc.title | Histórias que (re)existem | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.description.sponsorshipId | 002 | pt_BR |
| dc.description.sponsorshipId | 2022/03896-4 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 2418891571245605 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 5606769046902145 | pt_BR |
| puc.referee | Donati, Luisa Angélica Paraguai | |
| puc.referee | Silva, Tarcísio Torres | |
| puc.referee | Oliveira, Mirtes Cristina Marins de | |
| puc.refereeLattes | 6616305768133913 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 3425631891607984 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 6183285195062611 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |