dc.contributor.advisor | Andrade, Eliane Righi de | |
dc.contributor.author | Trevizan, Juliana | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T14:42:35Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T14:42:35Z | |
dc.date.issued | 2024-02-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17612 | |
dc.description.abstract | RESUMO: No contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, as trabalhadoras domésticas
foram expostas a diversos riscos de contaminação, além de terem um aumento significativo em
suas jornadas de trabalho, fatores que demonstram como essa conjuntura ampliou a desproteção
social desse grupo. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo geral discutir a situação das
trabalhadoras domésticas no cenário da pandemia de Covid-19 no Brasil e sua relação com as
discriminações de gênero, raça e classe, a partir da análise da webcomic Confinada (2020), de
Leandro Assis e Triscila Oliveira, publicada na página oficial do autor no Instagram, entre os
meses de abril de 2020 e abril de 2021. Partindo desta proposta, o estudo busca reconhecer de
que maneira essa conjuntura evoca uma memória sobre o período escravocrata no país,
compreender o papel das mídias digitais e das novas tecnologias na produção e no consumo de
conteúdos que debatem temáticas sociais, bem como examinar de que forma o uso da ironia e
da sátira, presentes nas histórias em quadrinhos, contribui para a discussão de problemáticas
que evidenciam as relações sociais de poder vigentes. Por meio dos estudos foucaultianos do
discurso e do dispositivo metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (Foucault,
1999); (Pêcheux, 1990, 2008); (Gregolin, 2006), são trazidos à discussão nove recortes
discursivos, distribuídos em três eixos temáticos: “vidas infames”; “como se fosse da família”
e “Os Bolsominions”, de modo a trabalhar os efeitos de sentido que dizem respeito a questões
sociais que envolvem o trabalho doméstico no Brasil e (n)a conjuntura pandêmica. Isso
configura esta pesquisa como um estudo de caso, de cunho discursivo e de natureza qualitativa
e interpretativa, em que se busca o suporte metodológico da etnografia digital, uma vez que se
acompanhou a publicação na rede social mencionada, realizando-se uma problematização sobre
o uso do espaço digital para a disseminação da história em quadrinhos, bem como sobre o
comportamento do público leitor, a partir dos comentários realizados nas publicações. Mediante
a análise, concluiu-se que Confinada (2020) retrata uma representação do exercício do trabalho
doméstico remunerado ao longo da pandemia no Brasil, a partir do ponto de vista políticoideológico de seus criadores, os quais, influenciados pela polarização política da época,
buscavam denunciar as desigualdades e discriminações que favorecem a desvalorização e a
estigmatização desta profissão no país, principalmente em momentos de crise. Ademais,
compreende-se que a webcomic indicia representações identitárias de resistência, as quais se
relacionam a questões raciais, de gênero e classe, funcionando como um meio alternativo de
ativar processos de reflexão crítica e produzindo efeitos sensíveis que contestam as estruturas
de poder. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In the context of the Covid-19 pandemic in Brazil, domestic workers were
exposed to various risks of contamination, in addition to having a significant increase in their
working hours, factors that demonstrate how this situation has raised the social lack of
protection of this group. Therefore, the research has the general objective to discuss the situation
of domestic workers in the context of the Covid-19 pandemic in Brazil and its relationship with
gender, race, and class discrimination, based on the analysis of the digital comic book
Confinada (2020), by Leandro Assis and Triscila Oliveira, published on the author's official
Instagram page, between April 2020 and April 2021. Based on this, the study aims to recognize
how this situation evokes a discursive memory of the slavery period in the country; to
understand the role of digital media and new technologies in the production and consumption
of content that debates social issues, as well to examine how the use of irony and satire, present
in comics, contributes to the discussion of issues that highlight the existing social power
relations. Through Foucauldian studies of discourse and the methodological device of French
Discourse Analysis (Foucault, 1999); (Pêcheux, 1990, 2008); (Gregolin, 2006), nine discursive
excerpts are brought into discussion, distributed across three thematic axes: “infamous lives”;
“as a member of the family” and “The Bolsominions”, in order to work on the effects of
meaning that concern social issues involving domestic work in Brazil and the pandemic
situation. Thus, this research configures as a case study from a discursive, qualitative and
interpretative perspective, in which the methodological support of digital ethnography is
sought, since the publication on the mentioned social network was followed, carrying out a
problematization of the use of digital space to disseminate comic books, as well as the behavior
of the audience, based on comments made in publications. Through the analysis, it was
concluded that Confinada (2020) portrays a representation of the exercise of paid domestic
work throughout the pandemic in Brazil, from the political-ideological point of view of its
creators, who, influenced by the political polarization of the time , sought to denounce the
inequalities and discrimination that favor the devaluation and stigmatization of this profession
in the country, especially in times of crisis. Furthermore, it’s understood that the webcomic
indicates identity representations of resistance, which are related to racial, gender and class
issues, functioning as an alternative means of activating processes of critical reflection and
producing sensitive effects that contest power structures. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho doméstico | pt_BR |
dc.subject | Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Estudos da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Domestic workers | pt_BR |
dc.subject | Comics | pt_BR |
dc.subject | Social media | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Language studies | pt_BR |
dc.title | Confinada (2020): representações do trabalho doméstico no Brasil no contexto da pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5980140248270543 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4261757516548164 | pt_BR |
puc.referee | Silva, Tarcísio Torres | |
puc.referee | Santos, Jocenilson Ribeiro dos | |
puc.refereeLattes | 3425631891607984 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8985943014913431 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |