| dc.contributor.advisor | Doretto, Juliana | |
| dc.contributor.author | Zogbi, Raíssa Nascimento Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-18T14:48:15Z | |
| dc.date.available | 2025-03-18T14:48:15Z | |
| dc.date.issued | 2024-02-22 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17613 | |
| dc.description.abstract | A moda ganhou novas possibilidades de consumo diante do aumento do fluxo de ideias,
do compartilhamento de dados e da cultura participativa, impulsionados e
potencializados pelas redes sociais, que desempenham papel relevante na comunicação
na contemporaneidade e nos consequentes processos de subjetivação a ela vinculados.
Nesse cenário, vê-se o fortalecimento da presença de influenciadores digitais no meio
on-line, e as novas formas de consumo de informação de moda por eles alavancadas, em
contraposição à comunicação jornalística. A partir disso, a presente pesquisa buscou
investigar o modo de compreensão do público sobre a moda a partir da presença dessas
figuras na rede e identificar indícios de sua influência no processo de construção de
subjetividades. Para tanto, o trabalho estudou comentários no perfil do Instagram de
Camila Coutinho, uma das principais influenciadoras digitais de moda do Brasil, e de
sua página Garotas Estúpidas, que tem origem no blog de moda criado por ela em 2006,
mas hoje adota tom mais informativo. Buscou-se, portanto, comparar essas
manifestações do público para analisar as semelhanças e diferenças na compreensão da
moda dos seguidores de cada perfil ligado à influenciadora, vinculadas aos seus modos
de se colocar como sujeito no mundo por meio da moda. Adotou-se a metodologia de
Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), com a categorização e posterior interpretação
dessas interações. Com base nas análises, foi possível verificar que nossa hipótese
inicial, de que existem apropriações diversas de conteúdos sobre a moda ligados a uma
única figura, Camila Coutinho, em páginas que apresentam ou um tom mais pessoal ou
cunho mais informativo, se comprovou. Ficou evidente, portanto, que, como se
pressupõe em diferentes contratos de comunicação, a informação é tratada de forma
diferente nos dois perfis, mas que nesse caso o que se nota é que esses canais nem
sempre são responsáveis por inspirar reflexões mais profundas sobre a moda como
sistema e forma de expressão e posicionamento. Ao contrário: o que se percebe é que,
quando a figura de Camila Coutinho está em destaque, nos dois canais, a compreensão
da moda de vários dos seus seguidores mostra uma relação com o vestuário entranhada
em valores do mercado, que reforça indícios de projeções identitárias marcadas por
questões de diferenciação e status social. No canal Garotas Estúpidas, porém, vê-se
maior potencial para o debate sobre a moda como sistema complexo, contraditório e
importante para a construção das identidades, mesmo com sua ligação inicial à figura de
Camila Coutinho, mas isso acontece quando a imagem da influenciadora não se destaca
nas publicações. Tal resultado reforça a importância da comunicação de moda com viés
jornalístico. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Fashion has new consumption possibilities due to the increase in the flow of ideas, data
sharing and participatory culture, driven and enhanced by social networks, which play a
relevant role in contemporary communication and the consequent processes of
subjectivation linked to it. In this context, we see the strengthening of the presence of
digital influencers in the online environment, and the new ways of consuming fashion
information leveraged by them, as opposed to journalistic communication. Based on
this, this research sought to investigate how the public understands fashion based on the
presence of these figures on the network and identify signs of their influence on the
process of constructing subjectivities. To this end, the work studied comments on the
Instagram profile of Camila Coutinho, one of the main digital fashion influencers in
Brazil, and her page Garotas Estúpidas, which has its origins in the fashion blog created
by her in 2006, but today adopts a more informative. Therefore, we sought to compare
these public manifestations to analyze the similarities and differences in the
understanding of fashion by the followers of each profile linked to the influencer,
connected to their ways of placing themselves as subjects in the world through fashion.
The Content Analysis methodology (Bardin, 1977) was adopted, with the categorization
and subsequent interpretation of these interactions. Based on the analyses, it was
possible to verify that our initial hypothesis, that there are different appropriations of
fashion content linked to a single figure, Camila Coutinho, on pages that present either a
more personal tone or a more informative nature, was proven. It was evident, therefore,
that, as assumed in different communication contracts, information is treated differently
in the two profiles, but in this case what is noticeable is that these channels are not
always responsible for inspiring deeper reflections on the fashion as a system and form
of expression and positioning. On the contrary: what can be seen is that, when the figure
of Camila Coutinho is highlighted, on both channels, the understanding of fashion of
several of her followers shows a relationship with clothing ingrained in market values,
which reinforce signs of projection identity marked by issues of differentiation and
social status. On the Garotas Estúpidas channel, however, there is greater potential for
the debate on fashion as a complex, contradictory and important system for the
construction of identities, even with its initial connection to the figure of Camila
Coutinho, but this happens when the image of the influencer doesn’t stand out in
publications. This result reinforces the importance of fashion communication with a
journalistic bias. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Influenciadoras Digitais | pt_BR |
| dc.subject | Subjetividades | pt_BR |
| dc.subject | Moda | pt_BR |
| dc.subject | Camila Coutinho | pt_BR |
| dc.subject | Garotas Estúpidas | pt_BR |
| dc.subject | Digital Influencers | pt_BR |
| dc.subject | Subjectivities | pt_BR |
| dc.subject | Fashion | pt_BR |
| dc.title | Moda e subjetividades no Instagram: análise dos comentários em @Camila Coutinho e @Garotas Estúpidas | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 7629857653601881 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 4034826865768689 | pt_BR |
| puc.referee | Karhawi, Issaaf Santos | |
| puc.referee | Azzari, Eliane Fernandes | |
| puc.refereeLattes | 7544200768595888 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 8492170739399317 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |