dc.contributor.advisor | Castañeda-Ayarza, Juan Arturo | |
dc.contributor.author | Gonzalez, Marcos Geraldo | |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T11:38:03Z | |
dc.date.available | 2025-03-21T11:38:03Z | |
dc.date.issued | 2024-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17683 | |
dc.description.abstract | O cenário atual mostra as preocupações das organizações com a integridade do meio
ambiente e como as suas ações sustentáveis estão cada vez mais evidenciadas. As
empresas passam a investir em busca do reconhecimento dos consumidores sobre
as suas marcas ligadas a esse tema. Identificando essa tendência, muitas empresas
têm investido em ações de marketing e iniciativas de comunicação, entretanto, a
literatura atual sobre o assunto é escassa e tem dificuldades em identificar os reais
efeitos das ações de sustentabilidade sobre o valor de marca. Nesse sentido,
identificou-se a oportunidade de contribuir com a discussão por meio desta
dissertação, que utilizou métodos de pesquisa descritiva e exploratória, que
permitiram levantar as percepções dos consumidores do setor de perfumaria fina
brasileiro. O objetivo deste projeto foi avaliar se a percepção dos consumidores em
relação ao valor da marca é alterada por meio de ações sustentáveis, dentro das
dimensões do ESG. Como resultado, observou-se que as ações ESG influenciam a
percepção dos consumidores sobre Brand Equity, independentemente da classe
social, faixa etária e sexo. Também foi possível inferir que o modelo pressuposto ESG
adotado neste estudo foi amplamente validado. O estudo considerou uma amostra
representativa de 420 entrevistas pessoais, coletadas em 3 capitais das regiões Sul,
Sudeste e Nordeste do Brasil. Os resultados ressaltaram o impacto positivo e a
importância da realização e divulgação de ações ESG para o Brand Equity das
empresas. Consequentemente, este trabalho também colabora com a sociedade,
possibilitando uma reflexão cada vez maior das marcas, em linha com um consumo
mais eficiente, consciente e equilibrado, reforçando a necessidade da conciliação
entre a preservação do meio-ambiente, da economia e das pessoas. Quanto ao meio
acadêmico, esta pesquisa contribuiu com a contínua exploração da relação entre a
sustentabilidade e temas ligados ao marketing, a fim de que sejam mais bem
percebidos os elos entre a sustentabilidade, as marcas e os consumidores ou público
em geral. | pt_BR |
dc.description.abstract | The current landscape highlights organizations' concerns about environmental integrity
and how their sustainable actions are increasingly being emphasized. Companies are
investing to gain consumer recognition for their brands associated with this issue.
Recognizing this trend, many companies have invested in marketing actions and
communication initiatives to promote these efforts. However, the current literature is
scarce and struggles to identify the real effects of sustainability actions on brand value.
In this context, this master`s thesis identified the opportunity to contribute to the
discussion through the use of descriptive and exploratory research methods, which
allowed for the assessment of consumer perceptions in the Brazilian fine perfumery
sector. The objective of this project was to evaluate whether consumer perceptions of
brand value are influenced by sustainable actions within the ESG dimensions. The
results showed that ESG actions influence consumer perceptions of Brand Equity,
regardless of social class, age group, and gender. It was also possible to infer that the
ESG model assumed in this study was broadly validated. The study considered a
representative sample of 420 personal interviews, collected in three capitals from the
South, Southeast, and Northeast regions of Brazil. The results of this study highlighted
the positive impact and importance of conducting and publicizing ESG actions for
companies' Brand Equity. Consequently, this work also contributes to society by
enabling brands to reflect more deeply on efficient, conscious, and balanced
consumption, reinforcing the need for reconciliation between environmental
preservation, the economy, and people. Regarding academia, this research
contributes to the continuous exploration of the relationship between sustainability and
marketing-related topics, aiming to better understand the links that connect
sustainability, brands, and consumers or the general public. Regarding the academic
field, this research contributes to the continuous exploration of the relationship
between sustainability and marketing-related topics, aiming to better understand the
links between sustainability, brands, and consumers or the general public. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Brand Awereness | pt_BR |
dc.subject | Brand Loyalt | pt_BR |
dc.subject | Brand Quality | pt_BR |
dc.subject | Brand Association | pt_BR |
dc.subject | Brand Value | pt_BR |
dc.subject | valor de marca | pt_BR |
dc.subject | Purchase Intention | pt_BR |
dc.subject | marketing | pt_BR |
dc.subject | ESG | pt_BR |
dc.title | O brand equity e os impactos de ações sustentáveis na percepção dos clientes | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1937030066025053 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2451877011069845 | pt_BR |
puc.referee | Silva, Marcelo Pereira da | |
puc.referee | Haberli Junior, Caetano | |
puc.refereeLattes | 2011486771825354 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5166417876832527 | pt_BR |
puc.center | Escola de Economia e Negócios | pt_BR |
puc.graduateProgram | Sustentabilidade | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |