Produção de discursos pelas crianças: a fertilidade de interações dialógicas em sala de aula
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daData de publicação
16/12/2024Tipo de conteúdo
Tese de doutoradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho está atrelado à linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” e fundamenta-se à luz da teoria histórico-cultural e na importância da linguagem para o desenvolvimento do psiquismo humano. A pesquisa investiga o uso da linguagem oral na conversação mediada intencionalmente pela professorapesquisadora no contexto escolar com uma turma composta por vinte e quatro alunos do 2º ano, anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campinas, em 2022. Delimitamos como objetivo geral de nossa pesquisa interventiva, investigar contribuições para o desenvolvimento do sujeito advindas do uso da linguagem oral em atividades de conversação mediadas intencionalmente pela professora-pesquisadora. Definimos como objetivos específicos: (I) observar os modos pelos quais as crianças fazem uso da linguagem oral durante as conversações no contexto escolar; (II) verificar as estratégias de linguagem utilizadas pelas crianças nas atividades de conversação e (III) verificar se as mediações da professorapesquisadora propiciam potência para as crianças utilizarem a linguagem oral na conversação. Optamos como instrumento de registro do material empírico as videogravações, por tratar-se de uma pesquisa com crianças e o objeto de estudo ser a linguagem oral, marcada por gestos e expressões corporais. A aplicação da pesquisa constituiu-se pelas conversações que ocorreram no contexto da sala de aula com a mediação da professora, no período da jornada em que as crianças tinham liberdade para escolher entre atividades lúdicas diversificadas e/ou podiam se dirigir até a mesa da professora, que lá estava disponível para as conversar. Por vezes, a professora iniciava uma conversa com uso de requisição de informação para um aluno e, aos poucos, outras crianças dirigiam-se até a sua mesa para interagir. Durante estas interações, verificamos a presença de, no máximo, oito crianças que se alternavam espontaneamente. Este recurso capturou a complexidade dinâmica das interações e permitiu à professora-pesquisadora analisar os registros observando as interações por meio de várias perspectivas durante as leituras das transcrições e dos elementos interpretados. As estratégias de mediação da professora-pesquisadora foram orientar a reelaboração das falas, organizar fatos, compreender o raciocínio, explicitar dúvidas, rememorar e validar todas as participações, permitindo inversão de papéis tipicamente presentes na relação professor-aluno. O material empírico compôs-se de 11 episódios de conversações, com duração média de 40 minutos. As videogravações foram transcritas. Com as análises, identificamos que as crianças utilizaram a oralidade para possibilitar ao outro compreensões acerca de assuntos tratados, demonstrar empatia, exemplificar com elementos compartilhados socialmente, entre outras ações próprias da atividade de conversação, evidenciando a sua riqueza. Assim, defendemos a tese de que, as conversações realizadas no contexto de sala de aula mediadas pela professora possuem potência para o desenvolvimento da linguagem oral contribuindo de forma singular para o desenvolvimento humano. Espera-se que os resultados desta pesquisa tragam novos subsídios teóricos relativos às práticas pedagógicas na sistematização do trabalho com a linguagem oral no contexto escolar, potencializando o seu uso nas conversações, contrapondo-se à prevalente valorização do silêncio, assim, contribuindo com desenvolvimento do sistema de funções psíquicas e com a formação continuada de professores.
This work is linked to the line of research “Teacher Training and Pedagogical Practices” and is based on historical-cultural theory and the importance of language for the development of the human psyche. The research investigates the use of oral language in conversation intentionally mediated by the teacher-researcher in the school context with a class composed of twenty-four 2nd year students, initial years of Elementary School at a municipal school in Campinas, in 2022. We set the objective general aspect of our interventional research, to investigate contributions to the development of the subject arising from the use of oral language in conversational activities intentionally mediated by the teacher-researcher. We defined the following as specific objectives: (I) observe the ways in which children use oral language during conversations in the school context; (II) verify the language strategies used by children in conversational activities and (III) verify whether the teacher-researcher's mediations provide power for children to use oral language in conversation. We chose video recordings as an instrument for recording empirical material, as this is research with children and the object of study is oral language, marked by gestures and body expressions. The application of the research consisted of conversations that took place in the context of the classroom with the mediation of the teacher, during the period of the day in which children were free to choose between diverse recreational activities and/or could go to the teacher's table , who was available to talk to them. Sometimes, the teacher would start a conversation by asking a student for information and, little by little, other children would come to her table to interact. During these interactions, we observed the presence of a maximum of eight children who alternated spontaneously. This resource captured the dynamic complexity of the interactions and allowed the teacherresearcher to analyze the records by observing the interactions through various perspectives while reading the transcriptions and interpreted elements. The teacherresearcher's mediation strategies were to guide the re-elaboration of statements, organize facts, understand reasoning, clarify doubts, remember and validate all participations, allowing for a reversal of roles typically present in the teacher-student relationship. The empirical material consisted of 11 conversation episodes, with an average duration of 40 minutes. The video recordings were transcribed. With the analyses, we identified that children used orality to enable others to understand the topics discussed, demonstrate empathy, provide examples with socially shared elements, among other actions typical of conversational activity, highlighting its richness. Thus, we defend the thesis that conversations carried out in the classroom context mediated by the teacher have power for the development of oral language, contributing in a unique way to human development. It is expected that the results of this research will bring new theoretical support regarding pedagogical practices in the systematization of work with oral language in the school context, enhancing its use in conversations, opposing the prevalent appreciation of silence, thus contributing to the development of system of psychic functions and the continued training of teachers.
Palavras-chave
LinguagemConversação
Crianças
Mediação
Histórico-Cultural
Language
Conversation
Children
Mediation
Historical-Cultural