Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorConti, Diego de Melo
dc.contributor.authorDutra, Eduardo Carlos
dc.date.accessioned2025-03-31T13:07:16Z
dc.date.available2025-03-31T13:07:16Z
dc.date.issued2025-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17722
dc.description.abstractEste trabalho se propôs investigar a implementação de energia solar em uma rede de escolas particulares localizada no Sudoeste de São Paulo, abrangendo da educação infantil ao ensino médio. Para tanto, foi empregada uma abordagem exploratória, que possibilitou uma análise mais aprofundada sobre o impacto desta transição energética. Para tal, a pesquisa foi realizada a partir da combinação de entrevistas semiestruturadas com gestores das escolas e observações diretas nas escolas, permitindo um entendimento mais humanizado e detalhado sobre como a transição para fontes de energia renovável está sendo experimentada dentro das instituições. Essas entrevistas foram feitas no intuito de entender os benefícios econômicos que a energia solar trouxe, mas também as mudanças na cultura institucional e na percepção da comunidade escolar. Os resultados demonstram que a implementação de energia solar trouxe percepções bastante positivas para as escolas. A maior vantagem foi a redução em até 30% das contas de energia elétrica, o que gerou economia, frequentemente usada em melhorias na infraestrutura das escolas ou novos projetos pedagógicos. Além disso, a adoção de energia solar se tornou uma combustão para o fortalecimento da imagem das escolas, que passaram a ser vistas como mais comprometidas com o consumo de energia limpa e com a responsabilidade socioambiental.pt_BR
dc.description.abstractThis study set out to investigate the implementation of solar energy in a network of private schools located in the southwest of São Paulo, covering kindergarten through high school. To this end, an exploratory approach was used, which allowed for a more in-depth analysis of the impact of this energy transition. To this end, the research was conducted through a combination of semi-structured interviews with school administrators and direct observations in the schools, allowing for a more humanized and detailed understanding of how the transition to renewable energy sources is being experienced within the institutions. These interviews were conducted with the aim of understanding the economic benefits that solar energy has brought, but also the changes in the institutional culture and the perception of the school community. The results demonstrate that the implementation of solar energy has brought very positive perceptions to the schools. The greatest advantage was the reduction of up to 30% in electricity bills, which generated savings, often used in improvements to the schools' infrastructure or new pedagogical projects. Furthermore, the adoption of solar energy has become a fuel for strengthening the image of schools, which have come to be seen as more committed to clean energy consumption and environmental responsibility.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSegurança Energéticapt_BR
dc.subjectODS 7pt_BR
dc.subjectEnergias Renováveispt_BR
dc.subjectEnergia Solarpt_BR
dc.subjectEnergy Securitypt_BR
dc.subjectSDG 7pt_BR
dc.subjectRenewable Energypt_BR
dc.subjectSolar Energypt_BR
dc.titleTransições para a sustentabilidade: um estudo sobre uma rede escolar na perspectiva do ODS 7pt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes4623776253669310pt_BR
puc.advisorLattes2098643827162361pt_BR
puc.advisorLattes8787788684633261pt_BR
puc.refereeMariosa, Du
puc.refereeFerreira, Maurício Lamano
puc.refereeLattes8846654409867605pt_BR
puc.refereeLattes2145753478351346pt_BR
puc.centerEscola de Economia e Negóciospt_BR
puc.graduateProgramSustentabilidadept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.contributor.co-advisorBenedicto, Samuel Carvalho de


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples