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dc.contributor.authorBittar, Cintia Kelly
dc.contributor.authorJunior, Alberto Cliquet
dc.contributor.authorCosta, Vinícius Samuel Dias Alves da
dc.contributor.authorPacheco, Ana Carolina de Freitas
dc.contributor.authorRicci, Renato Lazarim
dc.date.accessioned2025-04-03T19:14:39Z
dc.date.available2025-04-03T19:14:39Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17742
dc.description.abstractObjective: To evaluate the socioeconomic impact of motorcycle accidents of a metropolis with one million inhabitants treated by a university hospital in 2017. To study hospital cost and time of victims, evaluate definite and incapacitating sequelae, and analyze patient’s insertion in the labor market six months after the accident. Methods: Retrospective study of 62 victims of motorcycle accidents treated in the emergency room and referred for surgical procedure in a university hospital. Data were collected from medical records and answers via telephone six months after the trauma. Results: Injuries related to motorcycle accident resulted in high hospital costs. Average loss per patient was R$ 17,555. Of those who answered the functional impact questionnaire, 64% were on paid leave by INSS and 84% presented partial or permanent physical disabilities after the accident. Only 9 people (36%) received any kind of financial benefit from public authorities. Conclusion: High costs are directly related to hospitalization time and surgical needs. Most victims needed financial help and had their social lives aggravated. Investments in motorcyclists’ awareness of traffic laws and use of safety equipment are needed, as well as in road infrastructure. Level of evidence II, Prognostic studies.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar o impacto socioeconômico de acidentes motociclísticos de uma metrópole com mais de um milhão de habitantes atendidos, no ano de 2017, em um hospital universitário. Estudar custo e tempo de internação hospitalar das vítimas, avaliar sequelas definitivas e incapacitantes e analisar a inserção no mercado de trabalho seis meses depois do acidente. Métodos: Estudo retrospectivo de 62 pacientes vítimas de acidentes motociclísticos, atendidos na urgência e emergência, levados para procedimento cirúrgico de um hospital universitário. Coleta de dados através do levantamento de prontuários e contato telefônico seis meses após o trauma. Resultados: Lesões relacionadas às vítimas implicaram elevados custos hospitalares. Prejuízo médio por paciente foi de R$ 17.555. Dos que responderam ao questionário do impacto funcional, 64% ficaram afastados da atividade laboral pelo INSS e 84% apresentaram incapacidades físicas parciais ou permanentes após o acidente. Apenas 9 (36%) receberam algum tipo de benefício financeiro do governo. Conclusão: Elevados custos estão diretamente relacionados ao tempo de internação e necessidades cirúrgicas. A maioria das vítimas necessitou de auxílio financeiro e teve sua vida social prejudicada. Investimentos em conscientização dos motociclistas, para que conduzissem respeitando as leis de trânsito e utilizando equipamentos de segurança, e na infraestrutura das rodovias são necessários. Nível de evidência II, Estudo prognóstico.
dc.language.isoInglês
dc.publisherFapUNIFESP (SciELO)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAccidents
dc.subjectTraffic
dc.subjectSocioeconomic Factors
dc.subjectWounds and Injuries
dc.subjectAcidentes de Trânsito
dc.subjectFatores Socioeconômicos
dc.subjectFerimentos e lesões
dc.titleSocioeconomic impact of motorcycle accident victims in the emergency room of a hospital (part 2)pt_BR
dc.title.alternativeImpacto socioeconômico em vítimas de acidente de moto na emergência de um hospital (parte 2)
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1413-785220202803230036pt_BR


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