dc.contributor.advisor | Brigatto, Agda Cristina | |
dc.contributor.author | Almeida, Danielle Camargo de | |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T12:54:07Z | |
dc.date.available | 2025-04-28T12:54:07Z | |
dc.date.issued | 2024-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17843 | |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a marginalização histórica das mulheres artistas e
sua sub-representação no campo das artes, integrando pesquisa teórica e prática
pedagógica através de um Plano de Curso estruturado em quatro fases: (1) análise
crítica das desigualdades de gênero na história da arte e levantamento de artistas
mulheres; (2) debates coletivos sobre os resultados; (3) produção criativa (elaboração
de jogo da memória e retratos das artistas estudadas); e (4) exposição dos trabalhos em
mostra cultural. O estudo evidencia como obstáculos institucionais e sociais restringiram
o reconhecimento profissional das artistas, examinando a atuação do feminismo na
conquista de visibilidade, ao mesmo tempo que revela o paradoxo entre a hegemonia
feminina no ensino artístico e sua escassa representação nos currículos e narrativas
históricas. Ao analisar o duplo papel das mulheres como criadoras e educadoras, a
pesquisa oferece uma reflexão crítica sobre a historiografia e os estereótipos de gênero,
demonstrando como tanto o sistema artístico quanto as práticas educativas reproduzem
e reforçam assimetrias. Articulando fundamentação teórica, produção criativa e
intervenção pedagógica, o trabalho defende que o ensino artístico, ao questionar
estereótipos e destacar contribuições femininas, possui potencial para transformar
cânones estabelecidos e avançar na equidade de gênero, valorizando efetivamente
as vozes e realizações das mulheres, estimulando novas gerações e contribuindo para
uma sociedade mais diversa e inclusiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study examines the historical marginalization and underrepresentation of
women artists in the arts, combining theoretical research and pedagogical practice
through a structured Course Plan divided into four phases: (1) critical analysis of gender
inequalities in art history and documentation of women artists; (2) collective discussions
on findings; (3) creative production (development of a memory game and portraits of the
studied artists); and (4) exhibition of works in a cultural showcase. The research highlights
how institutional and social barriers have limited professional recognition for women
artists, exploring feminism’s role in increasing visibility while exposing the paradox between
women’s predominance in art education and their scarce representation in curricula and
historical narratives. By analyzing women’s dual roles as creators and educators, this work
offers a critical reflection on art historiography and gender stereotypes, revealing how
both the art system and educational practices reproduce and reinforce asymmetries.
Bridging theoretical foundations, creative production, and pedagogical intervention, the
study argues that art education—when challenging stereotypes and centering women’s
contributions—can transform established canons and advance gender equity. This
approach not only amplifies women’s voices and achievements but also inspires future
generations, fostering a more diverse and inclusive society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | arte-educação | pt_BR |
dc.subject | mulheres artistas | pt_BR |
dc.subject | historiografia da arte | pt_BR |
dc.subject | representatividade feminina e desigualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject | art education | pt_BR |
dc.subject | women artists | pt_BR |
dc.subject | art historiography | pt_BR |
dc.subject | female representation | pt_BR |
dc.subject | gender inequality | pt_BR |
dc.title | Vozes Silenciadas: A mulher artista, o espaço escolar e a luta pela visibilidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | . | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6410292193676994 | pt_BR |
puc.center | Escola de Arquitetura, Artes e Design | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Artes Visuais | pt_BR |