Show simple item record

dc.contributor.advisorBrigatto, Agda Cristina
dc.contributor.authorSantana, Leonardo Alves de
dc.date.accessioned2025-04-28T17:45:25Z
dc.date.available2025-04-28T17:45:25Z
dc.date.issued2024-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17845
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo contextualizar as questões sociais, políticas e econômicas que envolvem a prática do graffiti é da pixação, como também contextualizar suas origens e influências históricas como: a arte rupestre, murais da antiguidade e murais do século XX. A partir da abordagem triangular difundida por Ana Mae Barbosa, foi elaborado um plano de curso para ser aplicado dentro do campo escolar, tanto por meio do projeto PIBID realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio Miotti, localizada em uma região periférica da cidade de Campinas-SP, e no estágio supervisionado desenvolvido na escola particular Via Brasil, instalada no centro da cidade de Louveira-SP. As atividades tinham como meta inserir o graffiti na sala de aula por meio de aulas práticas e teóricas, buscando desenvolver o senso crítico sob a leitura da obra de arte, aproximar o educando da arte urbana, como também potencializar a importância da arte urbana no campo escolar. Com base nessas experiências pude observar e analisar as possibilidades que existem nos dois contextos escolares, apontando como a estrutura da escola pública e o projeto PIBID permitiram maior abertura para diálogo e execução de atividades que, em geral, não estão no cotidiano escolar. A escola particular, por sua vez, e o tempo mais restrito do estágio em comparação ao PIBID, concentrou as possibilidades mais no campo teórico do que no campo prático relacionado à arte urbana.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to contextualize the social, political and economic issues surrounding the graffiti and pixação practice, as well as their origins and historical influences such as rock art, ancient murals and 20th century murals. Based on the triangular approach disseminated by Ana Mae Barbosa, a course plan was drawn up to be applied within the school field, both through the PIBID project carried out at the Padre Emílio Miotti Municipal Elementary School, which is located in a suburb region of the city of Campinas, and in the supervised internship developed at the private school Via Brasil, located in the center of Louveira city, São Paulo. The activity’s goal was to bring graffiti into the classroom through practical and theoretical lessons, seeking to develop a critical sense when interpreting works of art, bringing students closer to urban art, and also enhancing the importance of urban art in the school environment. Based on these experiences, I was able to observe and analyze the existing possibilities in both school contexts, pointing out how the structure of the public school and the PIBID project allowed for greater openness to dialogue and the execution of activities that, normally, are not part of everyday school life. On the other hand, with the private school and the shorter internship time compared to PIBID, the possibilities were more concentrated in the theoretical rather than the practical field related to urban art.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectarte urbanapt_BR
dc.subjectpixaçãopt_BR
dc.subjecteducação e artept_BR
dc.subjecturban artpt_BR
dc.subjecteducation and artpt_BR
dc.titleColorindo os muros da escola: ensino graffiti para o ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes. .pt_BR
puc.advisorLattes6410292193676994pt_BR
puc.refereeLima, Hugo Gimenes de
puc.refereeMarques, Fernanda Lemo Silva
puc.refereeLattes3599525562759246pt_BR
puc.centerEscola de Arquitetura, Artes e Designpt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramArtes Visuaispt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record