Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorAlmeida, Alessandra Rodrigues
dc.contributor.authorTortella, Jussara Cristina Barboza
dc.date.accessioned2025-05-05T11:58:13Z
dc.date.available2025-05-05T11:58:13Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17861
dc.description.abstractEste artigo traz análises referentes ao trabalho colaborativo desenvolvido em um grupo de investigação constituído de professores, sobre questões relacionadas ao ensino de matemática. O recorte apresentado enfoca as reuniões e discussões que ocorreram sobre aspectos relacionados à Educação Infantil e suas principais conexões com a Base Nacional Comum Curricular. Estudamos temas que emergiram das demandas das professoras, sobre os quais elaboramos atividades desenvolvidas com as crianças em diferentes contextos educacionais. Tomamos por metodologia o estudo documental de narrativas colaborativas que fazem a memória de encontros. As narrativas apresentam o diálogo ocorrido nos encontros, as leituras realizadas para sua preparação, as estratégias de ação didática construídas pelas professoras, as observações feitas nas salas onde atuam, as contribuições individuais para a potencial formação de todas. Analisamos as narrativas, buscando atender ao seguinte questionamento: que práticas de ensino e aprendizagem de matemática na/para/da educação infantil são desenvolvidas por professores que participam de um grupo de estudos com características colaborativas? Como resultados, indicamos que a formação em grupos colaborativos oportuniza a apropriação de conceitos matemáticos, a ampliação do repertório de práticas pedagógicas e a afirmação de identidade docente num ambiente onde os êxitos, as dificuldades e as ansiedades são tratadas respeitosamente.
dc.description.abstractThis paper brings analyzes concerning the affectations that participation in a study group with collaborative characteristics makes possible for teachers, allowing them to reflect on issues related to the teaching and learning of mathematics. The presentedclipping focuses on the meetings and discussions that took place on aspects related to Early Childhood Education and practices developed in this educational stage. We take as a methodology the documental study of collaborative narratives, which make the memory of the study group's meetings. The narratives present the dialogue that took place in the meetings, the readings carried out for their preparation, the didactic action strategies constructed by the teachers, the observations made in the rooms where they work, the individual contributions to the potential formation of all. The narratives were analyzed from the perspective of exploring the following question: how do discussions about teaching and learning mathematics for/in/from Early Childhood Education affect the practices developed by teachers who participate in a study group with collaborative characteristics? By results, indicate that training in collaborative groups provides opportunities for the appropriation of mathematical concepts, the expansion of the repertoire of pedagogical practices and the affirmation of the teaching identity in an environment where reflections "for", "in" and "of" practice are built,and the teacher is constituted as a producer of knowledge, generated from the investigation and theorization of their work.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherINTERFACES DA EDUCAร ร Opt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantil
dc.subjectEnsino de matemática
dc.subjectFormação continuada em grupos colaborativos
dc.subjectEarly childhood education
dc.subjectMath education
dc.subjectContinuous education in collaborative groups
dc.titleAfetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infânciapt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838pt_BR
dc.identifier.lattes511022288155891pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples