dc.contributor.author | Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade | |
dc.contributor.author | Almeida, Alessandra Rodrigues | |
dc.contributor.author | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T11:58:13Z | |
dc.date.available | 2025-05-05T11:58:13Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17861 | |
dc.description.abstract | Este artigo traz análises referentes ao trabalho colaborativo desenvolvido em um grupo de investigação constituído de professores, sobre questões relacionadas ao ensino de matemática. O recorte apresentado enfoca as reuniões e discussões que ocorreram sobre aspectos relacionados à Educação Infantil e suas principais conexões com a Base Nacional Comum Curricular. Estudamos temas que emergiram das demandas das professoras, sobre os quais elaboramos atividades desenvolvidas com as crianças em diferentes contextos educacionais. Tomamos por metodologia o estudo documental de narrativas colaborativas que fazem a memória de encontros. As narrativas apresentam o diálogo ocorrido nos encontros, as leituras realizadas para sua preparação, as estratégias de ação didática construídas pelas professoras, as observações feitas nas salas onde atuam, as contribuições individuais para a potencial formação de todas. Analisamos as narrativas, buscando atender ao seguinte questionamento: que práticas de ensino e aprendizagem de matemática na/para/da educação infantil são desenvolvidas por professores que participam de um grupo de estudos com características colaborativas? Como resultados, indicamos que a formação em grupos colaborativos oportuniza a apropriação de conceitos matemáticos, a ampliação do repertório de práticas pedagógicas e a afirmação de identidade docente num ambiente onde os êxitos, as dificuldades e as ansiedades são tratadas respeitosamente. | |
dc.description.abstract | This paper brings analyzes concerning the affectations that participation in a study group with collaborative characteristics makes possible for teachers, allowing them to reflect on issues related to the teaching and learning of mathematics. The presentedclipping focuses on the meetings and discussions that took place on aspects related to Early Childhood Education and practices developed in this educational stage. We take as a methodology the documental study of collaborative narratives, which make the memory of the study group's meetings. The narratives present the dialogue that took place in the meetings, the readings carried out for their preparation, the didactic action strategies constructed by the teachers, the observations made in the rooms where they work, the individual contributions to the potential formation of all. The narratives were analyzed from the perspective of exploring the following question: how do discussions about teaching and learning mathematics for/in/from Early Childhood Education affect the practices developed by teachers who participate in a study group with collaborative characteristics? By results, indicate that training in collaborative groups provides opportunities for the appropriation of mathematical concepts, the expansion of the repertoire of pedagogical practices and the affirmation of the teaching identity in an environment where reflections "for", "in" and "of" practice are built,and the teacher is constituted as a producer of knowledge, generated from the investigation and theorization of their work. | |
dc.language.iso | Português | |
dc.publisher | INTERFACES DA EDUCAร ร O | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | |
dc.subject | Ensino de matemática | |
dc.subject | Formação continuada em grupos colaborativos | |
dc.subject | Early childhood education | |
dc.subject | Math education | |
dc.subject | Continuous education in collaborative groups | |
dc.title | Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 511022288155891 | pt_BR |