• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Tarefa para a formação para desenvolver o conhecimento especializado em classificação na educação infantil

Autor
Almeida, Alessandra
Ribeiro, Miguel
Data de publicação
//2023
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Assumindo que a prática do professor é especializada e demanda um conhecimento matemático e pedagógico especializado, entende-se que a formação professores, inicial e contínua, necessita contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades em diferentes temas e tópicos matemático também com foco na prática na Educação Infantil. Emerge, assim, a necessidade de conceitualizar e implementar Tarefas Formativas com este fito. Essas tarefas incluem as denominadas Tarefas para a Formação que assumem o papel central como recurso para a formação e instrumento de coleta de informações para a pesquisa. Neste artigo, a partir de uma brincadeira para as crianças da Educação Infantil com foco classificação, discutimos as cinco dimensões fundamentais para a implementação de qualquer brincadeira ou tarefa matemática e o conhecimento especializado que se espera desenvolvido no contexto formativo e investigativo.
 
Assuming that the teacher's practice is specialized and requires specialized mathematical and pedagogical knowledge, we perceive teacher education, both initial and ongoing, should contribute to developing the content of these specificities in different mathematical themes and topics, also in kindergarten. In that sense, emerges the need to conceptualize Formative Tasks for this purpose. These tasks include the so called tasks for Teacher Education and play a central role as a resource for teacher education and as an instrument for data collection for research. In this paper, based on a proposal for kindergarten pupils with a focus on classification, we discuss the five fundamental dimensions for the implementation of any mathematical proposal and the specialized knowledge that is expected to be developed in the formative and investigative context.
 
Palavras-chave
MTSK
Tarefa para a formação
Educação infantil
Tasks for teacher education
Kindergarten
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião