Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSavoy, Erica Doiche
dc.contributor.authorAlmeida, Alessandra Rodrigues de
dc.contributor.authorRibeiro, Miguel
dc.date.accessioned2025-05-05T11:58:13Z
dc.date.available2025-05-05T11:58:13Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17863
dc.description.abstractEste artigo forma parte de uma pesquisa que se associa ao objetivo de aceder e compreender o conhecimento especializado revelado por professoras de Educação Infantil sobre classificação de figuras geométricas. Esse conhecimento especializado é considerado na perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge – MTSK. As informações foram coletadas em um contexto de formação continuada com oito professoras da Educação Infantil (crianças de dois a seis anos de idade) onde foi implementada uma Tarefa para a Formação. O tópico classificação, foi escolhido devido ao seu papel potencial para o desenvolvimento do entendimento matemático relacional; da percepção espacial e como forma de pensar matematicamente a resolução de problemas. Os resultados apontam que as professoras revelam um conhecimento relacionado ao Knowledge of Topics (KoT), já que conhecem que para classificar é necessário identificar características das figuras e estabelecer critérios. Porém, verificou-se a falta de familiaridade com algumas figuras geométricas não standard, suas propriedades e a relação da classificação com o desenvolvimento do pensamento matemático e abstrato, o que salienta a necessidade de considerar este tópico de forma intencional na formação de professores da Educaçao Infantil para que se busque desenvolver as especificidades do conhecimento de modo que as crianças possam entender matemática.
dc.publisherRevista Chilena de Educaciรณn Matemรกticapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectClassificação
dc.subjectEducação infantil
dc.subject
dc.subjectMTSK
dc.subjectTarefa para a formação
dc.titleConhecimento especializado de professoras de Educação Infantil no âmbito da classificação em matemática em um contexto de formação continuadapt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.46219/rechiem.v13i3.94pt_BR
dc.identifier.lattes511022288155891pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples