• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações

Autor
Almeida, Alessandra Rodrigues de
Ribeiro, Miguel
Data de publicação
//2021
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de “tarefa para a formação” e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemas.
 
The topic of fractions is one in which research reveals students’ and teachers’difficulties, revealing the need for aspecific focus and discussion regarding the specificities of the teachers’knowledge, since such knowledgeisbe the factor that most impacts on students’outcomes. The development and enhancement of this specialized knowledge –which is undertaken from the perspective of the Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) –requires training contexts and discussions of tasks with this intentionality.In the present work, we discuss what is the task for teacher training and specify the discussion in the scope of the (re)construction of the whole –one of the central issues for understanding fractions. The analyses and the discussion about the task allowed the provision of a rich and real context for teacher training regarding the subject of fractions, surpassing the knowledge required for the students, involving different understandings as support for problem-solving activities.
 
Palavras-chave
Tarefas para a formação
MTSK
Frações
Teacher training task
Fractions
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião