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dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:19Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:19Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17878
dc.description.abstractDiscute-se, à luz das contribuições teóricas de Robert Merton, pai da sociologia da ciência, a influência extrínseca à pesquisa científica na área de Educação, especificamente a exigência de aderência dos projetos de pesquisa do Programa Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq às áreas de tecnologias prioritárias durante o triênio de 2021 a 2023. Realizou-se pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental, envolvendo reflexões das vivências do autor. Considerando a suspensão da exigência mencionada, o estudo destaca, entre outras conclusões, o consenso sobre a importância e a necessidade do financiamento governamental para o avanço do conhecimento nas áreas de fronteira entre Educação e tecnologias.
dc.description.abstractIn the light of the theoretical contributions of Robert Merton, the father of the sociology of science, the extrinsic influence on scientific research in the field of Education is discussed, specifically the requirement for research projects under the CNPq Research Productivity Fellowship Programme to adhere to priority technology areas during the three-year period from 2021 to 2023. Qualitative, bibliographical, and documentary research was carried out that involved reflections on the author’s experiences. Considering the suspension of the aforementioned requirement, this study highlights, among other conclusions, the consensus on the importance and necessity of government funding for the advancement of knowledge in the frontier areas between Education and technology.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherFapUNIFESP (SciELO)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBolsa produtividade em pesquisa
dc.subjectCNPq
dc.subjectPesquisa educacional
dc.subjectResearch productivity scholarship
dc.subjectEducational Research
dc.titleA avaliação dos projetos para a obtenção de Bolsa de Produtividade em Pesquisa: a aderência às áreas de tecnologias prioritárias do CNPq à luz do pensamento de Robert Mertonpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of projects for obtaining a Research Productivity Fellowship: adherence to CNPq’s priority technology areas in light of Robert Merton’s ideas
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifรญcia Universidade Catรณlica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204891pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


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