Os Rankings Acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras
Autor
Wandercil, Marco
Calderón, Adolfo Ignacio
Ganga-Contreras, Francisco
Data de publicação
//2022Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações dos rankings acadêmicos, como instrumentos de avaliação externa, na estrutura de governança das universidades católicas brasileiras. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas, tomando como referência produção científica obtida em bases indexadas, legislação federal, constituições apostólicas, direito canônico, estatutos, regimentos e Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s) dessas instituições. Diante dos inúmeros rankings existentes, evidencia-se em grande parte das universidades católicas, o uso desse ferramental no processo de planejamento estratégico, por meio de seus respectivos desempenhos para o estabelecimento de metas e objetivos. This article aims to analyze the implications of academic rankings, as external assessment tools, in the governance structure of Brazilian Catholic universities. For the development of this study, exploratory research was carried out through documentary and bibliographic analyses, taking as reference scientific production found in indexed bases, federal legislation, apostolic constitutions, canon law, statutes, regulations and Institutional Development Plans (IDPs) of these institutions. In light of the numerous existing rankings, their use is evident in the strategic planning process of most Catholic universities, through their respective performances in establishing goals and objectives.
Palavras-chave
Universidades católicas
Rankings acadêmicos
Governança universitária
Educação superior
Avaliação institucional
Catholic universities
Academic rankings
University governance
Higher education
Institutional assessment