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dc.contributor.authorWandercil, Marco
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorGanga-Contreras, Francisco Aníbal
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:21Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:21Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17889
dc.description.abstractPartindo do pressuposto que a temática da governança universitária e sua interface com os rankings acadêmicos é pouco explorada em termos de pesquisas científicas no âmbito acadêmico brasileiro, o presente estudo tem como objetivo traçar e analisar o estado da questão na literatura acadêmica brasileira sobre a governança universitária e sua inter-relação com os rankings acadêmicos com o intuito de identificar as tendências predominantes, tendo como indicadores analíticos: conceito, metodologia e bases epistemológicas. Realizou-se análise bibliográfica de estudos produzidos sobre a temática, tendo como corpus analítico a produção científica brasileira sobre governança universitária e sobre rankings acadêmicos em termos de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Entre os principais achados desta pesquisa: 1) identificou-se a incipiência da temática governança universitária na literatura acadêmica brasileira, sendo a maioria das produções nas ciências humanas; 2) verificou-se tratar de um tema altamente polissêmico que converge para o processo de tomada de decisão, envolvendo múltiplos aspectos da vida universitária como, gestão do conhecimento, gestão financeira, autoavaliação, influência política, transparência, participação e envolvimento dos stakeholders; 3) inferiu-se que o conceito de governança universitária está alinhado a uma estrutura ágil e flexível no processo de tomada de decisão, frente a um cenário de grandes mudanças e múltiplas demandas, ultrapassando aos conceitos básicos de gestão universitária; 4) identificou-se explicita inter-relação da governança universitária com os rankings acadêmicos, sendo estes, considerados ferramentas importantes de governança, quando considerados pelas universidades em seu planejamento estratégico para superar fragilidades identificadas.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherUniversidade do Oeste de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGovernança universitária
dc.subjectRankings acadêmicos
dc.subjectEducação Superior
dc.titleGovernança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifรญcia Universidade Catรณlica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/r.v46i.22391pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


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