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dc.contributor.authorMartins, Edivaldo Cesar Camarotti
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:37Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:37Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17897
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo estudar os avanços na produção do conhecimento sobre o tema das boas práticas escolares a partir dos estudos promovidos pelo Ministério da Educação do Brasil, apoiados ou não por agências multilaterais, analisando-se as concepções subjacentes, tendências e principais abordagens teóricas existentes, a fim de defender, em termos teóricos, uma aproximação conceitual entre boas práticas escolares e estratégias de melhoria da qualidade da educação básica dentro do campo teórico dos estudos sobre eficácia escolar. Metodologicamente realizou-se um estudo de caráter descritivo-analítico, comparativo, por meio de pesquisa essencialmente bibliográfica, selecionando-se como corpus de análise 10 publicações. Embora sejam reduzidas as indicações de boas práticas sobre clima escolar, as mencionadas foram consideradas essenciais para a melhoria da aprendizagem, na medida em que isso serve de base para o desenvolvimento eficaz tanto de ações de gestão escolar quanto das práticas pedagógicas. Há uma nítida tendência em se abordar boas práticas de gestão escolar, com destaque para a liderança pedagógica do diretor em coordenar a formação continuada dos professores e articular a participação da família nas atividades escolares. As práticas pedagógicas foram fundamentais para as escolas com elevado desempenho, sendo que o compromisso com o ensino e a aprendizagem dos alunos por parte de toda equipe escolar é uma boa prática extremamente relevante nos resultados do desempenho escolar.
dc.description.abstractThis article aims to study the advances in the production of knowledge on the topic of best school practices from the studies promoted by the Brazilian Ministry of Education, supported or not by multilateral agencies, analyzing the underlying conceptions, tendencies and main existing theoretical approaches in order to defend, in theoretical terms, a conceptual approximation between best school practices and strategies to improve the quality of basic education within the theoretical field of studies on school effectiveness. Methodologically, a descriptive-analytical, comparative study was carried out by essentially bibliographical research, selecting 10 publications as the corpus of analysis. Although the indications of best practice on school climate are reduced, those mentioned were considered essential for theimprovement of learning, since it is the basis for the effective development of both school management actions and pedagogical practices. There is a clear tendency to approach best school management practices, with emphasis on the director's pedagogical leadership in coordinating the continuing education of teachers and articulating the participation of the family in school activities. Pedagogical practices were fundamental for high performance schools, and commitment to teaching and learning by all schoolstaff is a highly relevant best practice in school performance.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherPontificia Universidade Catolica do Parana - PUCPRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBoas práticas escolares
dc.subjectEficácia escolar
dc.subjectEscolas eficazes
dc.subjectEducação básica
dc.subjectBest school practices
dc.subjectSchool effectiveness
dc.subjectEffective Schools
dc.subjectBasic education
dc.titleEficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilateraispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ao05pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


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