Rankings na educação superior brasileira: uma aproximação aos rankings públicos e privados
Autor
Calderón, Adolfo Ignacio
Lourenço, Henrique da Silva
Data de publicação
//2017Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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No presente artigo, realizou-se uma aproximação teórica aos rankings acadêmicos, públicos e privados, result-ante de pesquisa bibliográfica, na tentativa de compreender sua complexidade e trajetória na realidade brasileira. Defende-se, que as mudanças derivadas da transformação do Estado Provedor para um modelo de Estado Avaliador, reforçaram as tendências em torno das avaliações, índices e classificações por meio de rankings, con-statando-se no Brasil, a incipiência de rankings públicos e privados diante da existência de um mercado no qual acabam ganhando legitimidade. This article provides a theoretical approach to public and private higher education academic rankings in Brazil aimed towards understanding their complexity and course of development. The paper supports that the changes stemming from the transformation from a Provider State into an Evaluator State model strengthened the trends around assessments through rankings, and it also confirms the incipience of private and public rankings faced with a market scenario where they are ultimately legitimized.
Palavras-chave
Rankings universitáriosAvaliação educacional
Educação superior
Rankings acadêmicos
University rankings
Educational assessment
Higher education
Universities
Academic rankings