Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
Autor
Calderón, Adolfo Ignacio
Gomes, Cleber Fernando
Borges, Regilson Maciel
Data de publicação
//2016Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano. This article analyzes the scientific production regarding the social responsibility of higher education (RSES) from doctoral theses and dissertations defended in Brazil, from 1990 to 2011. Methodologically, it is a state-of-the-art bibliographic study. After the construction of the timeline of the scientific production, the prevalent areas of knowledge were identified, the geographic regions of origin and the institutional origin. Three topics were identified: university management, theoretical-conceptual aspects and normative and higher education. Among the studies produced in academic master's and doctoral degrees, it was found that the theme RSES is essentially multidisciplinary, challenging mostly the post graduate programs in management and in education, especially studies about university management, aiming not only at good performance in the educational market, but also the training for human development.
Palavras-chave
UniversidadeEducação superior
Responsabilidade social da educação superior
University
Higher education
Social responsibility of higher education