Show simple item record

dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorPfister, Mariana
dc.contributor.authorFrança, Carlos Marshal
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:54Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:54Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17912
dc.description.abstractDiante do fenômeno da expansão dos rankings acadêmicos no âmbito global, aborda-se o estado da questão sobre rankings na educação superior brasileira. A tímida produção científica localizada foi agrupada em três momentos: iniciativas pioneiras na construção de rankings (1995-1997); rankings e avaliação da educação superior (2003-2011); e, rankings no contexto da universidade de classe mundial (2008-2013). Constatou-se que, embora seja um campo de estudos emergente, o aprofundamento dos rankings acadêmicos não tem despertado o interesse dos pesquisadores das Ciências da Educação, fato que se revela na reduzida literatura acadêmica, nas lacunas existentes em termos de assuntos inexplorados, na inexistência de grupos de pesquisa sobre o tema em questão.
dc.description.abstractGiven the expansion of the academic rankings’ phenomenon, on the global range, we discuss the state of the question about the rankings in brazilian higher edu-cation. The timid scientific production located was divided into three phases: pionee-ring initiatives in the construction of rankings (1995-1997); rankings and evaluation of the higher education (2003-2011); rankings in the context of the world-class uni-versity (2008-2013). It was found that although this is an emerging field of study, the deepening of the academic rankings has not attracted the interest of the researchers of Educational Sciences, a fact that we can see in the reduced academic literature, in the existing gaps on unexplored issues, in the lack of research groups on the topic in question.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherUniversidade do Oeste de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação superior
dc.subjectRankings acadêmicos
dc.subjectAvaliação educacional
dc.subjectHigher education
dc.subjectAcademic rankings
dc.subjectEducational evaluation
dc.titleRankings acadêmicos na educação superior brasileira: a emergência de um campo de estudo (1995-2013)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/r.v40i1.6440pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record