| dc.contributor.author | Calderón, Adolfo Ignacio | |
| dc.contributor.author | Pfister, Mariana | |
| dc.contributor.author | França, Carlos Marshal | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-05T13:39:54Z | |
| dc.date.available | 2025-05-05T13:39:54Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17912 | |
| dc.description.abstract | Diante do fenômeno da expansão dos rankings acadêmicos no âmbito global, aborda-se o estado da questão sobre rankings na educação superior brasileira. A tímida produção científica localizada foi agrupada em três momentos: iniciativas pioneiras na construção de rankings (1995-1997); rankings e avaliação da educação superior (2003-2011); e, rankings no contexto da universidade de classe mundial (2008-2013). Constatou-se que, embora seja um campo de estudos emergente, o aprofundamento dos rankings acadêmicos não tem despertado o interesse dos pesquisadores das Ciências da Educação, fato que se revela na reduzida literatura acadêmica, nas lacunas existentes em termos de assuntos inexplorados, na inexistência de grupos de pesquisa sobre o tema em questão. | |
| dc.description.abstract | Given the expansion of the academic rankings’ phenomenon, on the global range, we discuss the state of the question about the rankings in brazilian higher edu-cation. The timid scientific production located was divided into three phases: pionee-ring initiatives in the construction of rankings (1995-1997); rankings and evaluation of the higher education (2003-2011); rankings in the context of the world-class uni-versity (2008-2013). It was found that although this is an emerging field of study, the deepening of the academic rankings has not attracted the interest of the researchers of Educational Sciences, a fact that we can see in the reduced academic literature, in the existing gaps on unexplored issues, in the lack of research groups on the topic in question. | |
| dc.language.iso | Português | |
| dc.publisher | Universidade do Oeste de Santa Catarina | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação superior | |
| dc.subject | Rankings acadêmicos | |
| dc.subject | Avaliação educacional | |
| dc.subject | Higher education | |
| dc.subject | Academic rankings | |
| dc.subject | Educational evaluation | |
| dc.title | Rankings acadêmicos na educação superior brasileira: a emergência de um campo de estudo (1995-2013) | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18593/r.v40i1.6440 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 4931639185143968 | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |