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dc.contributor.authorBorges, Regilson Maciel
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-05-05T13:40:17Z
dc.date.available2025-05-05T13:40:17Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17923
dc.description.abstractEste artigo aborda o estado do conhecimento da produção científica na área de avaliação educacional veiculada pela Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, um dos principais periódicos disseminadores da produção científica brasileira na área da avaliação da educação. De um universo de 418 textos publicados pela Revista, no período de 1993 a 2008, foram selecionados 204 artigos sobre avaliação educacional, identificando-se: eixos temáticos predominantes, países de origem, procedências institucionais, distribuições regionais e tendências existentes em termos das metodologias de pesquisa adotadas. Constatou-se que a Revista em questão é uma publicação essencialmente brasileira, destacando-se pela grande concentração de artigos que abordam a avaliação educacional em nível institucional, com prevalência significativa dos estudos de cunho teórico e maior concentração de produção científica em instituições do eixo Rio de Janeiro-Minas Gerais, bem como do Ceará, este último fora da região sudeste do país.
dc.description.abstractThis article presents the state of art of the scientific production in the field of educational evaluation published by 'Ensaio Journal: evaluation and public education policies', one of the leading journals that disseminates the Brazilian scientific production in the area of education evaluation. From a universe of 418 articles published by Ensaio, 204 articles about educational evaluation were selected identifying: predominant thematic axis, countries of origin, institutional origins, regional distribution and existing tendencies in terms of adopted research methodologies. It was verified that the Journal in question is essentially a Brazilian publication, highlighting the large concentration of articles that address the educational evaluation at the institutional level with significant prevalence of theoretical studies and the major concentration of scientific production in institutions from the axis RJ-MG, as well as Ceará, the latter being out of the southeast region of Brazil.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherFapUNIFESP (SciELO)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacional
dc.subjectEstado do conhecimento
dc.subjectRevista ensaio
dc.subjectEducational evaluation
dc.subjectThe state of art
dc.subjectEnsaio journal
dc.titleAvaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação (1993-2008)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s0104-40362011000100004pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


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