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dc.contributor.authorLamas, Amilton da Costa
dc.contributor.authorde Araujo, Eduardo Veiga
dc.contributor.authorde Almeida, Eduardo Ebeling
dc.contributor.authorLeonardi, Matheus Pires
dc.contributor.authorMazzari, Alexandre Saugo
dc.date.accessioned2025-05-13T19:02:10Z
dc.date.available2025-05-13T19:02:10Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17964
dc.description.abstractA capacidade de propor ações de empreendedorismo é cada vez mais valorizada nos egressos das faculdades de engenharia. Ser capaz de identificar problemas, propor soluções, interagir com o cliente e fazer entregas que correspondem às expectativas dos interessados no empreendimento são competências esperadas nos jovens engenheiros pelo mercado profissional. Neste trabalho são descritas as ações realizadas na disciplina de Empreendimentos de Engenharia do curso de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Através do exercício do método de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (Projetos) os discentes desenvolveram e demonstraram uma prova de conceito não clínica para medir a capacidade de atividade muscular que permite ao próprio usuário visualizar a sua recuperação física. A necessidade foi identificada e caracterizada em conjunto com os alunos e uma professora da Faculdade de Fisioterapia da mesma universidade. A prova de conceito foi resultado do trabalho colaborativo das equipes utilizando um processo dialógico contínuo, que minimiza a possibilidade de o resultado não atender às expectativas dos envolvidos. Os discentes apresentaram uma proposta de criação de startup para comercialização da prova de conceito e produziram ao planos de negócio e de marketing de suporte à startup.
dc.description.abstractThe ability to develop entrepreneurship actions is increasingly valued in engineering graduates. Being able to identify problems, propose solutions, interact with the clients, and make deliveries that meet the expectations of those interested in the venture are skills expected of young engineers by the professional market. This paper describes the activities conducted in the Engineering Projects subject of the Electrical Engineering course at the Pontifical Catholic University of Campinas. Using the Problem(Projects)Based Learning teaching method, the students developed and demonstrated a non-clinical proof of concept for measuring muscle activity capacity that allows the user to visualize their physical rehabilitation. The business opportunity was identified and characterized together with the students and a professor from the Faculty of Physiotherapy at the same university. The proof of concept was the result of the collaborative work of the teams using a continuous dialogical process, which minimizes the possibility of the result not meeting the expectations of those involved. The students presented a proposal to create a startup to commercialize the proof of concept and produced business and marketing plans to support the startup.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherProceedings of the LII Brasilian Congress of Engineering Educationpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas
dc.subjectEletromiografia de superfície
dc.subjectEmpreendimentos
dc.subjectEngenharia elétrica
dc.subjectElectrical engineering
dc.subjectEntrepreneurship
dc.subjectProblem-based learning
dc.subjectSurface electromyography
dc.titleAção de empreendimentos em engenharia elétrica - um medidor de capacidade de atividade muscularpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37702/2175-957x.cobenge.2024.5086pt_BR


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