dc.contributor.author | Peron, Eduardo | |
dc.contributor.author | Hergesel, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T15:21:10Z | |
dc.date.available | 2025-06-10T15:21:10Z | |
dc.date.issued | 2025-04-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17974 | |
dc.description.abstract | A poética aristotélica, escrita no século IV a.C., continua influenciando a narrativa contemporânea, com
fórmulas que são amplamente repetidas em manuais de roteiro e podem ser percebidas em séries televisivas, sobretudo
norte-americanas. Este artigo propõe analisar a produção seriada cômica brasileira em relação a essas estruturas,
utilizando o primeiro episódio de Shippados como estudo de caso. A metodologia empregada une a análise poética,
baseada em Bordwell (2008), e a engenharia reversa, proposta por Rodrigues (2014), buscando identificar elementos
narrativos e estruturais. Um dos resultados apontou que Shippados possui três histórias paralelas e uma duração padrão
de sitcom embora tenha sido produzida diretamente para um serviço de streaming, mas inova ao não trazer como foco
nem em um grupo de colegas de trabalho nem em uma família nuclear. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aristotelian poetics, written in the 4th century B.C., continues to influence contemporary narrative,
with formulas that are widely repeated in screenwriting manuals and can be observed in television series, especially
American ones. This article aims to analyze Brazilian comedic serialized production in relation to these structures, using
the first episode of Shippados as a case study. The methodology employed combines poetic analysis, based on Bordwell
(2008), and reverse engineering, proposed by Rodrigues (2014), seeking to identify narrative and structural elements. One
of the results pointed out that Shippados features three parallel storylines and follows the standard sitcom duration, despite
being produced directly for a streaming service. However, it innovates by not focusing on either a group of coworkers or
a nuclear family. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica Interdisciplinar | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | estudos de televisão | pt_BR |
dc.subject | ficção televisiva seriada | pt_BR |
dc.subject | sitcom | pt_BR |
dc.subject | poética | pt_BR |
dc.subject | television studies | pt_BR |
dc.subject | serial television fiction | pt_BR |
dc.subject | poetics | pt_BR |
dc.title | “95% match”: Análise de shippados pelo método da engenharia reversa | pt_BR |
dc.title.alternative | “95% match”: Analysis of shippados through reverse engineering | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8643461466173014 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |