dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo Pereira da | |
dc.contributor.author | Barbosa, Eliane Couto | |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T16:45:22Z | |
dc.date.available | 2025-06-10T16:45:22Z | |
dc.date.issued | 2025-03-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17975 | |
dc.description.abstract | A Reforma Protestante foi um movimento religioso e da fé cristã que teve início com Martinho
Lutero, em 1517, e que contrastou com algumas práticas e questões teológicas concernentes à
Igreja Católica da época, uma vez que Lutero defendia a salvação pela fé e o Catolicismo pelo
oriundo de indulgências (Lindberg, 2017). Foi nesse contexto que se iniciou uma inovação no
gênero musical evangélico, que vem sendo aprimorado desde então. Atualmente, o gênero
evangélico, ou gospel, como também é chamado, ocorre por meio da divulgação e circulação nas
redes digitais, de dispositivos tecnológicos e técnicas de reprodução, dentro das emergentes
dinâmicas produtivas e formas de interação com as audiências próprias dos ecossistemas on-line
e de uma sociedade pautada por práticas e experiências de consumo que envolve elementos
afetivos, simbólicos e relacionais. Esta pesquisa se debruça sobre o tema: Redes Sociais Digitais
e Consumo de Música Cristã: Análise de Caso do canal de Gabriela Rocha no YouTube. O
objetivo desta pesquisa é identificar e compreender a ascensão da cantora Gabriela Rocha na
divulgação da música evangélica e/ou gospel na plataforma digital YouTube, analisando as
questões que permeiam o consumo gospel nas redes e mídias virtuais à luz do estudo de consumo
(Baudrillard, 1995; Featherstone, 1999), sua lógica (Bauman, 2010; Lindstrom, 2016) e da
comunicação digital, alicerçados no método descritivo de análise de caso (Yin, 2001). A coleta
de dados foi realizada no YouTube, apresentando uma análise do processo de comunicação,
consumo e interatividade dos seguidores das músicas e demais conteúdos compartilhados no
canal de Gabriela Rocha. A pesquisa aponta a cantora em estudo como referência no gênero
musical nacional e internacional, a qual representa certa inovação (Plonski, 2017) e renovação
nas formas de produzir, circular e consumir música em tempos de consolidação das redes digitais
e mídias sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Protestant Reformation was a religious movement and Christian faith that began with Martin
Luther in 1517, and which contrasted with some theological practices and issues concerning the
Catholic Church at the time, since Luther defended salvation through faith and Catholicism
through indulgences (Lindberg, 2017). It was in this context that an innovation began in the
evangelical musical genre, which has been improved ever since. Currently, the evangelical genre,
or gospel, as it is also called, occurs through dissemination and circulation on digital networks,
technological devices and reproduction techniques, within the emerging productive dynamics
and forms of interaction with audiences typical of online ecosystems and a society guided by
consumer practices and experiences that involve affective, symbolic and relational elements.
This research focuses on the theme: Digital Social Networks and Consumption of Christian
Music: Case Analysis of Gabriela Rocha's YouTube channel. The objective of this research is to
identify to understand the rise of singer Gabriela Rocha in the promotion of evangelical and/or
gospel music on the digital platform YouTube, analyzing the issues that permeate gospel
consumption on virtual networks and media in light of the study of consumption (Baudrillard,
1995; Featherstone, 1999), its logic (Bauman, 2010; Lindstrom, 2016) and digital
communication, based on the descriptive method of case analysis (Yin, 2001). Data collection
was carried out on YouTube, presenting an analysis of the process of communication,
consumption and interactivity of the followers of the songs and other content shared on Gabriela
Rocha's channel. The research points to the singer in question as a reference in the national and
international musical genre, who represents a certain innovation (Plonski, 2017) and renewal in
the ways of producing, circulating and consuming music in times of consolidation of digital
networks and social media. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais digitais | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Música evangélica | pt_BR |
dc.subject | Gabriela Rocha | pt_BR |
dc.subject | Digital social networks | pt_BR |
dc.subject | Consumption | pt_BR |
dc.subject | Case Analysis | pt_BR |
dc.subject | Evangelical music | pt_BR |
dc.title | Redes sociais digitais e consumo de música cristã: análise de caso do canal de Gabriela Rocha no YouTube | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0721206444906823 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2011486771825354 | pt_BR |
puc.referee | Jerônimo, Luciana Saraiva de Oliveira | |
puc.referee | Hergesel, João Paulo | |
puc.refereeLattes | 8034140423474828 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |