dc.contributor.advisor | Andrade, Eliane Righi de | |
dc.contributor.author | Bigelli, Lívia De Resende | |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T16:54:04Z | |
dc.date.available | 2025-06-10T16:54:04Z | |
dc.date.issued | 2025-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17976 | |
dc.description.abstract | A sociedade atual tem como hábito buscar ambientes fora de casa para o
consumo de refeições. Nesses estabelecimentos, nota-se a presença de um
material informativo, o cardápio, que é utilizado pelas pessoas na identificação
de itens disponíveis para o seu consumo. Dessa forma, devido à presença
desse tipo de objeto no cotidiano social, com implicações nas formas de
comunicação, uma pesquisa que envolve a sua análise linguístico-visual,
considerando aspectos históricos e culturais sobre o objeto em questão,
demonstra ser pertinente a um estudo interdisciplinar da linguagem. À vista
disso, um estudo sobre a composição visual do objeto tem como objetivo
perceber os diferentes elementos presentes na concepção de cardápios físicos,
além do intuito de compreender o que é o cardápio e de se investigar a
utilização dos modos verbal e não verbal em sua construção e aspectos que se
referem à constituição da memória do lugar em que circulam. Esse estudo será
realizado por meio da perspectiva dos letramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro,
2020), com a estratégia metodológica proposta nas obras de Kress e Van
Leeuwen (2006, 2010), a qual envolve a abordagem da multimodalidade na
relação com a Semiótica social, fazendo um estudo de caso utilizando a análise
desse tipo sobre três cardápios de estabelecimentos da região central da
cidade de Campinas. O recorte em cardápios de restaurantes tradicionais de
Campinas reside no fato de que se trata de uma cidade que é o centro de uma
região metropolitana do Estado de São Paulo e conhecida pela riqueza de sua
gastronomia. Ao final, espera-se obter uma compreensão geral sobre o
cardápio de forma histórica e social, bem como outros aspectos que o
envolvem, ampliando, assim, conhecimentos interdisciplinares, considerando
as especificidades sobre a criação visual desse objeto bem como a percepção
do uso de linguagens diversas e seus efeitos nos cardápios escolhidos, sendo
eles aqui identificados como sendo lugares de memória (Nora, 1993). | pt_BR |
dc.description.abstract | Today's society has a habit of seeking out places to eat outside home. In these
establishments, there is an informative material, the menu, which is used by
people to identify items available for consumption. Thus, due to the presence of
this type of object in everyday life, with implications for different forms of
communication, a study that involves its linguistic-visual analysis, considering
historical and cultural aspects of the object in question, proves to be pertinent to
an interdisciplinary study of language. In view of this, a study on the visual
composition of the object aims to perceive the different elements present in the
design of physical menus, in addition to the intention of understanding what the
menu is and investigating the use of verbal and non-verbal modes in its
construction and aspects that refer to the constitution of the memory of the
place in which they circulate. This study will be carried out from the perspective
of literacy (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), with the methodological strategy
proposed in the works of Kress and Van Leeuwen (2006, 2010), which involves
the approach of multimodality in relation to social semiotics, conducting a case
study using this type of analysis on three menus from establishments located in
the central region of the city of Campinas. The focus on menus from traditional
restaurants in Campinas is due to the fact that it is a city that is the center of a
metropolitan region in the State of São Paulo and is known for the richness of
its gastronomy. At the end, it is expected to obtain a general understanding of
the menu in a historical and social perspective, as well as other aspects that
involve it, thus expanding interdisciplinary knowledge, considering the
specificities of the visual creation of this object as well as the perception of the
use of different languages and their effects on the chosen menus, which are
identified here as being places of memory (Nora, 1993). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Campinas | pt_BR |
dc.subject | Letramentos | pt_BR |
dc.subject | Semiótica social | pt_BR |
dc.subject | Lugar de memória | pt_BR |
dc.subject | Literacies | pt_BR |
dc.subject | Social semiotics | pt_BR |
dc.subject | Place of memory | pt_BR |
dc.title | A memória de Campinas em cardápios: um estudo de caso usando a multimodalidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9358637879784235 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4261757516548164 | pt_BR |
puc.referee | Donati, Luisa Angélica Paraguai | |
puc.referee | Almozara, Paula Cristina Somenzari | |
puc.referee | Silva, Tarcísio Torres | |
puc.refereeLattes | 6616305768133913 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5606769046902145 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3425631891607984 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |