Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Tarcísio Torres
dc.contributor.authorColmenero, Andres Raphael Cabral
dc.date.accessioned2025-06-10T17:04:37Z
dc.date.available2025-06-10T17:04:37Z
dc.date.issued2025-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17977
dc.description.abstractNos últimos anos, o público consumidor, as instituições supranacionais, os grupos minoritários e o mercado de capitais trouxeram a agenda Environmental, Social, and Governance (ESG) para o mundo do trabalho, levando algumas empresas a instituírem metas e processos que dialogam com as preocupações ambientais e sociais. Por consequência, o tema Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) tornouse recorrente dentro das organizações, desmembrando-se em ações afirmativas, grupos de afinidades, canais de proteção/denúncia, treinamentos para as lideranças e equipes, metas de reparação e eventos de conscientização, na tentativa de obter mais produtividade e, por conseguinte, mais lucratividade, seguindo os preceitos da lógica neoliberal. Diante desse contexto, esta pesquisa de caráter qualitativo e interdisciplinar abordou como a gestão da diversidade se interliga com as mudanças no mundo do trabalho e como as ações de DE&I são divulgadas para os públicos de interesse, observando as possíveis correlações entre as políticas implementadas e a comunicação organizacional. Para isso, além da revisão bibliográfica, também foi realizado um estudo de caso da cervejaria Heineken, composto por uma análise documental do seu relatório de sustentabilidade do ano 2022-2023; uma análise dos Reels publicados no perfil oficial do Instagram nos últimos dois anos, utilizando como técnica a análise de conteúdo. A pesquisa revelou que a Heineken incorporou os princípios da Diversidade, Equidade e Inclusão na definição de metas corporativas, formulação de políticas internas e criação de departamentos específicos. Além disso, observou-se que a empresa utiliza a DE&I em sua comunicação organizacional, especialmente por meio do relatório de sustentabilidade e dos reels publicados no perfil do Instagram, adotando estratégias como a participação de influenciadores e a inclusão de seus próprios funcionários nos vídeos.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, consumers, supranational institutions, minority groups, and the capital market have brought the Environmental, Social, and Governance (ESG) agenda into the workplace. This shift has led some companies to establish goals and processes that address environmental and social concerns. As a result, the topic of Diversity, Equity, and Inclusion (DE&I) has become increasingly prominent within organizations, materializing in initiatives such as affirmative actions, affinity groups, whistleblowing channels, leadership and team training programs, reparative goals, and awarenessraising events. These efforts aim to enhance productivity and, consequently, profitability, aligning with the principles of neoliberal logic. Within this context, this qualitative and interdisciplinary research aims to examine how diversity management intersects with workplace transformations and how DE&I initiatives are communicated to stakeholders. The study will explore potential correlations between implemented policies and organizational communication strategies. To achieve this, a literature review will be conducted, along with a case study of Heineken Brewery. The case study will include a document analysis of its 2022-2023 sustainability report and a content analysis of Reels published on its official Instagram account over the past two years. The research revealed that Heineken has incorporated the principles of Diversity, Equity and Inclusion into the definition of corporate goals, formulation of internal policies and creation of specific departments. In addition, it was observed that the company uses DE&I in its organizational communication, especially through the sustainability report and Reels published on its Instagram profile, implementing strategies such as the participation of influencers and the inclusion of its own employees in the videos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComunicação corporativapt_BR
dc.subjectDiversidade, equidade e inclusãopt_BR
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectCorporate communicationpt_BR
dc.subjectDiversity, equity and inclusionpt_BR
dc.titleA comunicação organizacional e as políticas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I): um estudo das estratégias da Heineken no Brasilpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes9488757079293242pt_BR
puc.advisorLattes3425631891607984pt_BR
puc.refereeDoretto, Juliana
puc.refereeCasaqui, Vander
puc.refereeLattes4034826865768689pt_BR
puc.refereeLattes0880498948493745pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record