| dc.contributor.advisor | Silva, Tarcísio Torres | |
| dc.contributor.author | Colmenero, Andres Raphael Cabral | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-10T17:04:37Z | |
| dc.date.available | 2025-06-10T17:04:37Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-26 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17977 | |
| dc.description.abstract | Nos últimos anos, o público consumidor, as instituições supranacionais, os grupos
minoritários e o mercado de capitais trouxeram a agenda Environmental, Social, and
Governance (ESG) para o mundo do trabalho, levando algumas empresas a
instituírem metas e processos que dialogam com as preocupações ambientais e
sociais. Por consequência, o tema Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) tornouse recorrente dentro das organizações, desmembrando-se em ações afirmativas,
grupos de afinidades, canais de proteção/denúncia, treinamentos para as lideranças
e equipes, metas de reparação e eventos de conscientização, na tentativa de obter
mais produtividade e, por conseguinte, mais lucratividade, seguindo os preceitos da
lógica neoliberal. Diante desse contexto, esta pesquisa de caráter qualitativo e
interdisciplinar abordou como a gestão da diversidade se interliga com as mudanças
no mundo do trabalho e como as ações de DE&I são divulgadas para os públicos de
interesse, observando as possíveis correlações entre as políticas implementadas e a
comunicação organizacional. Para isso, além da revisão bibliográfica, também foi
realizado um estudo de caso da cervejaria Heineken, composto por uma análise
documental do seu relatório de sustentabilidade do ano 2022-2023; uma análise dos
Reels publicados no perfil oficial do Instagram nos últimos dois anos, utilizando como
técnica a análise de conteúdo. A pesquisa revelou que a Heineken incorporou os
princípios da Diversidade, Equidade e Inclusão na definição de metas corporativas,
formulação de políticas internas e criação de departamentos específicos. Além disso,
observou-se que a empresa utiliza a DE&I em sua comunicação organizacional,
especialmente por meio do relatório de sustentabilidade e dos reels publicados no
perfil do Instagram, adotando estratégias como a participação de influenciadores e a
inclusão de seus próprios funcionários nos vídeos. | pt_BR |
| dc.description.abstract | In recent years, consumers, supranational institutions, minority groups, and the capital
market have brought the Environmental, Social, and Governance (ESG) agenda into
the workplace. This shift has led some companies to establish goals and processes
that address environmental and social concerns. As a result, the topic of Diversity,
Equity, and Inclusion (DE&I) has become increasingly prominent within organizations,
materializing in initiatives such as affirmative actions, affinity groups, whistleblowing
channels, leadership and team training programs, reparative goals, and awarenessraising events. These efforts aim to enhance productivity and, consequently,
profitability, aligning with the principles of neoliberal logic. Within this context, this
qualitative and interdisciplinary research aims to examine how diversity management
intersects with workplace transformations and how DE&I initiatives are communicated
to stakeholders. The study will explore potential correlations between implemented
policies and organizational communication strategies. To achieve this, a literature
review will be conducted, along with a case study of Heineken Brewery. The case study
will include a document analysis of its 2022-2023 sustainability report and a content
analysis of Reels published on its official Instagram account over the past two years.
The research revealed that Heineken has incorporated the principles of Diversity,
Equity and Inclusion into the definition of corporate goals, formulation of internal
policies and creation of specific departments. In addition, it was observed that the
company uses DE&I in its organizational communication, especially through the
sustainability report and Reels published on its Instagram profile, implementing
strategies such as the participation of influencers and the inclusion of its own
employees in the videos. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Comunicação corporativa | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade, equidade e inclusão | pt_BR |
| dc.subject | ESG | pt_BR |
| dc.subject | Instagram | pt_BR |
| dc.subject | Corporate communication | pt_BR |
| dc.subject | Diversity, equity and inclusion | pt_BR |
| dc.title | A comunicação organizacional e as políticas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I): um estudo das estratégias da Heineken no Brasil | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 9488757079293242 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 3425631891607984 | pt_BR |
| puc.referee | Doretto, Juliana | |
| puc.referee | Casaqui, Vander | |
| puc.refereeLattes | 4034826865768689 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 0880498948493745 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |