| dc.contributor.advisor | Azzari, Eliane Fernandes | |
| dc.contributor.author | Freitas, Ana Paula Paiva Pedroso Ramos de | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-10T17:25:28Z | |
| dc.date.available | 2025-06-10T17:25:28Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-21 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17979 | |
| dc.description.abstract | Partindo da premissa de que a escola é uma instituição que reflete a heteroglossia discursiva,
marcada por diferentes ideologias, esta pesquisa objetiva identificar concepções de democracia
e de educação em discursos publicamente circulados nos sites Brasil Paralelo e Brasil de Fato,
e analisar suas possíveis implicações para a escola contemporânea. Os objetivos específicos
são: i) identificar enunciados publicamente difundidos nos sites Brasil Paralelo e Brasil de Fato,
que (re)velam concepções de democracia e do(s) papel/objetivos da educação; ii) investigar
possíveis implicações dessas concepções de democracia (identificadas nas práticas discursivas),
para a prática educativa. Trata-se de um estudo de relevância social, que interconecta questões
de linguagem e educação aos estudos sociais, caracterizado como uma pesquisa interdisciplinar,
exploratória, qualitativa e interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006). Como um dos
procedimentos metodológicos, optei pelas contribuições da etnografia digital (Coletiva
Ciborga, 2022) para o levantamento de dados, para o qual utilizei as ferramentas de busca dos
sites analisados, considerando publicações feitas entre janeiro de 2016 e dezembro de 2023.
Para a busca, foram escolhidos oito critérios (descritores): democracia; democracia e educação;
democracia e escola; gestão democrática; gestão escolar democrática; escola sem partido;
escola cívico-militar; intervenção militar. Os links das postagens selecionadas foram
organizados em planilhas sendo desconsideradas as repetições, ou aquelas que não
apresentassem relação direta com os objetivos e interesses de pesquisa. Também realizei uma
pesquisa bibliográfica para a produção de resenhas teóricas de modo a consubstanciar a análise
dos dados obtidos no ciberespaço. Para a análise interpretativa, recorri aos estudos bakhtinianos
(Brait, 2006, 2021a, 2023a, 2023b; 2023c; Bakhtin, 2018, 2022; Volóchinov, 2021; Azzari,
2017; Azzari, Andrade; Amarante, 2020), para tratar dialogicamente do discurso, e às
contribuições de Apple et al. (2020), Saviani (2021), Freire (1998), Freire e Mendonça (2019),
entre outros, para tratar de relações entre educação e democracia. Adotei também a visada
decolonial (Nascimento, 2021; Queiroz, 2020; Mignolo 2003, 2008, 2017; Walsh, 2019) para
abordar questões de linguagem e educação. Ao analisar as implicações desses discursos sobre
educação e democracia para os contextos educacionais, este trabalho conclui que os discursos
identificados e analisados contribuem, potencialmente, para constituição de pontos de vista
manifestos no cotidiano social. Para tanto, observou-se prevalência de discursos que revelam
uma noção rasa de democracia, distante do que Apple e Gandin (2020) chamam por noção
densa de democracia, o que suscita reflexões sobre o lugar da escola no cenário contemporâneo
e sobre os sentidos atribuídos à democracia no espaço escolar. Trata-se de um estudo ancorado
em fatos sociais atuais, em meio a uma sociedade em que a democracia tem sido posta em risco,
cotidianamente. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Starting from the premise that the school is an institution that reflects discursive heteroglossia,
marked by different ideologies, this research aims to identify conceptions of democracy and
education in discourses publicly disposed on the websites Brasil Paralelo and Brasil de Fato,
and analyze possible implications of such discourses for contemporary schools. Its specific
objectives are: i) to identify statements publicly disseminated on the websites Brasil Paralelo
and Brasil de Fato, which (reveal) conceptions of democracy and the role/objectives of
education; ii) to investigate possible implications of these conceptions of democracy (identified
in discursive practices) for educational practice. This is a study of social relevance, which
interconnects issues of language and education with social studies, characterized as
interdisciplinary, exploratory, qualitative and interpretive research (Denzin; Lincoln, 2006). As
one of the methodological procedures, I opted for the contributions of digital ethnography
(Coletiva Ciborga, 2022) for data collection, for which I used the search tools of the analyzed
websites, considering publications made between January 2016 and December 2023. For the
search, eight criteria (descriptors) were chosen: democracy; democracy and education;
democracy and school; democratic management; democratic school management; non-party
school; civic-military school; military intervention. The links to the selected posts were
organized in spreadsheets, disregarding repetitions, or those that did not have a direct
relationship with the research objectives and interests. I also carried out bibliographical research
to produce theoretical reviews in order to substantiate the analysis of data obtained in
cyberspace. For the interpretative analysis, I resorted to Bakhtinian studies (Brait, 2006, 2021a,
2023a, 2023b; 2023c; Bakhtin, 2018, 2022; Volóchinov, 2021; Azzari, 2017; Azzari, Andrade;
Amarante, 2020), to deal dialogically with the discourse, and the contributions from Apple et
al. (2020), Saviani (2021), Freire (1998), Freire and Mendonça (2019), among others, to address
relationships between education and democracy. I also adopted the decolonial approach
(Nascimento, 2021; Queiroz, 2020; Mignolo 2003, 2008, 2017; Walsh, 2019) to address issues
of language and education. By analyzing the implications of such discourses for educational
contexts, this work points out that the identified and analyzed discourses potentially contribute
to the constitution of points of view which are manifested in everyday social life. To this end,
there was a prevalence of discourses that reveal a shallow notion of democracy, that are far
from what Apple and Gandin (2020) call a dense notion of democracy, which allows us to
reflect upon the place of the school in the contemporary scenario and also to consider the
meanings that are currently applied to democracy at schools. This study is grounded on current
social facts, in the midst of a society in which democracy has been put at risk on a daily basis. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Democracia | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
| dc.subject | Discurso | pt_BR |
| dc.subject | Bakhtin | pt_BR |
| dc.subject | Democracy | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Dialogism | pt_BR |
| dc.subject | Discourse | pt_BR |
| dc.title | Sobre educação e democracia: um estudo a partir de discursos circulados nos sites Brasil Paralelo e Brasil de Fato | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 5045192795013063 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 8492170739399317 | pt_BR |
| puc.referee | Andrade, Eliane Righi de | |
| puc.referee | Mor, Walkyria Maria Monte | |
| puc.refereeLattes | 4261757516548164 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 5539890496701947 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |